Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Esta teoria teve origem na Revolução Industrial, esta troce um novo sistemaprodutivo, a industrialização, existiam máquinas rudimentares e havia uma fraca habilidade dos trabalhadores no manejamento das máquinas. A medida que as maquinas iam evoluindo empregavam-se mais trabalhadores mas não qualificados, com tarefas simplificadas. A tentativa de racionalizar a mão-de-obra, de substituir métodos rudimentares de trabalho por métodos científicos deu-se o nome de organizaçãocientífica do trabalho.
Frederick Taylor foi o criador e participante mais destacado do movimento da Administração Cientifica. Nasceu em 1856, na Pensilvânia. Tornou-se trabalhador manual, apesar de ter sido aprovado para a Escola de Direito de Harvard. Segundo seus biógrafos, Taylor tomou essa decisão, pois os estudos prejudicaram sua visão.
Trabalhou para uma empresa fabricante de bombashidráulicas onde começou a observar o que achava má administração. Em 1878, retomou os estudos, desta vez em engenharia; obteve o título de mestre em 1883. Começou a desenvolver, também, os primeiros de uma série de muitos aprimoramentos técnicos.
Foi na Midvale que observou os problemas das operações fabris que podemos encontrar em algumas empresas até hoje. Por exemplo:
* A administração não tinhanoção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador.
* Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador.
* Muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades.
* As decisões dos administradores baseavam-se na intuição e no palpite.
* Não havia integração entre os departamentos da empresa.
* Os trabalhadores eram colocados em tarefas paraas quais não tinham aptidão.
* Os gerentes pareciam ignorar que a excelência no desempenho significava recompensas tanto para eles próprios quanto para a mão de obra.
* Havia conflitos entre capatazes e operários a respeito da quantidade da produção.
Onde procurou resolver esses e outros problemas que eram e continuam sendo comuns nas empresas. Desenvolvendo através de suas observações eexperiências, seu sistema de administração de tarefas ou também como sistema de Taylor, Taylorismo e, finalmente, administração cientifica. A administração cientifica é um sistema que economiza trabalho produzindo mais em menos tempo.
Em 1893, Taylor foi contratado para trabalhar exclusivamente na Bethlehem Steel (uma das grandes siderúrgicas, com 400 empregados em 1900), na qual desenvolveu suasideias a respeito da administração científica. Nessa empresa, inventou, com J. Maunsel White, o que se tornou conhecido como o processo Taylor-White para o tratamento térmico do aço empregado na produção de ferramentas; o que trouxe aprimoramentos de 200 a 300% na capacidade de corte.
Em 1901, retornou para a Filadélfia, dedicando-se à divulgação de suas ideias. Assim, em 1903, ele publica olivro “Administração de Oficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
Os operários deveriam ser escolhidos combase em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.
Taylor foi o primeiro a fazer a abordagem científica do trabalho,...
tracking img