Nenhum no momento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Universidade Anhanguera

Centro de Educação à Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Profª. Ma. Juliana Leite Kirchner



Ciências Contábeis - EAD



Camila – 4351867675

Carlos – 3875740011

Cláudio – 4708899400

Giselle – 3808620847

Rafael – 4716912552

Miriam – 4997014143



Campinas – SP

29 de dezembrode 2012

Sumário:

CAPÍTULO I
A Origem da Contabilidade...................................................................................pág. 3

CAPÍTULO II
O Objetivo da Contabilidade
Principais usuários e Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis...............................................................................................................pág. 5CAPÍTULO III
Comparativo dos Princípios e Postulados Contábeis:
CVM, CFC e CPC............................................................................................................pág. 8































CAPÍTULO I




A ORIGEM DA CONTABILIDADE



A história da contabilidade é muito antiga, desde a época em que não existiam moedas,números e escrita.

Segundo registros históricos, a contabilidade surgiu com as primeiras civilizações. Naquela época, o homem que tinha rebanho de ovelhas, precisava preparar um lugar quente e confortável antes que o período de nevasca começasse.

Não havia o conhecimento das estações do ano, período, nenhum dado numérico, mas ele sabia através dos sinais da natureza, quando começaria e quandoterminaria aquela estação. Alguns desses sinais eram as folhas secando e o frio se aproximando. A experiência de ver repetidos esses fenômenos, davam uma certa noção de tempo. Antes que aquele período de nevasca começasse, ele estocava alimento para suas ovelhas e as colocava em um aprisco para protegê-las do frio.

Era um tempo de monotonia, ele tosava suas ovelhas e após este feito não haviamais nada a fazer, a não ser olhar a neve caindo. Então ele começou a se questionar se o rebanho dele havia aumentado desde o ultimo inverno, se o rebanho dele estava maior que o do outro - assim como todos os homens, desde aquela época já existia a ambição. Este foi o inicio da Contabilidade na civilização, avaliar os bens do homem, se aumentou ou diminuiu.

Como o homem naquela época poderiasolucionar suas duvidas se não existia número, não existia moeda e nem a escrita? Certo dia, na monotonia do período de nevasca, ao seu lado havia um pequeno monte de pequenas pedrinhas e ele as olhou e teve uma ideia: cada pedrinha representaria uma ovelha. E então ele separou uma pedrinha para cada ovelha, após isso ele guardou as pedrinhas com muito cuidado, pois, representava sua riqueza. E aolongo de todos os invernos ele repetia este processo e depois comparava, se havia mais pedrinhas, seu rebanho tinha crescido. Na contabilidade chamamos estas pedrinhas de inventário. O homem ainda aproveitava das lãs para fazer agasalhos para sua família e também trocava essas lãs por outros bens, que na contabilidade chamamos de lucro.

A contabilidade também existe na Bíblia. Existem diversosversículos que falam de bens que os homens tinham na época, por exemplo:

“E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seus mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas” (Jó 42.12).

Existem outras passagens da Bíblia que também citam bens de homens que viveram naquela época, por exemplo, 1Reis 4.22-26.

O homem, ao morrer,deixava sua “herança” aos filhos ou parentes, daí a origem do termo Patrimônio, herança recebida dos pais (pater, patris).

Com o passar do tempo, o homem começou a preocupar-se com o aumento de seus bens e posses e para isso foram criados os primeiros registros, com um pensamento futurista de conhecimento de suas reais possibilidades de uso, de consumo e produção.

Importante ressaltar que...
tracking img