nenhum ainda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Teoria da contingencia

Para definir qual seria o melhor modelo de estrutura organizacional para empresas, surge através de varias pesquisas a Teoria da Contingência. Essa teoria pretendia confirma que as empresas eficazes, utilizavam o método da Teoria Clássica. Essa pesquisa concluiu que as organizações estavam ligadas ao ambiente externo e que não havia uma única maneira ou um jeitopara se organizar. (CHIAVENATO, 2004, p.504).

A teoria da contingencia demonstrou que não existia uma forma exata para se organizar uma empresa, e que há diversos meio de resolver problemas ou uma adaptação nas organizações.

Pesquisas

A pesquisa de Chandler com quatro grandes empresas sobre mudanças estruturais mostrou que as estrutura dessas empresas foram sendo renovadascontinuamente com sua estratégia. Chandler concluiu que a estrutura organizacional dessas empresas foi se adaptando conforme as suas estratégias mercadológicas. (CHIAVENATO, 2004, p.505).

Tom Burns e G. M. Stalker fizeram um estudo entre empresas industriais sobre praticas administrativas e ambiente externo, eles encontram dois tipos de classificação: as ‘‘mecanísticas’’ e ‘‘orgânicas’’. Asempresas que utilizavam o sistema ‘‘ mecanística’’ eram as empresas que operam em uma condição ambiental estável, já as ‘‘orgânicas’’ eram aquelas empresas que operam com a condição ambiental em mudanças. (CHIAVENATO, 2004, p.506).

Lawrence e Lorsch com sua pesquisa sobre defrotamento entre organização e ambiente surgindo assim à teoria da contingência. Essa pesquisa veio pra enfrentar trêstipos de condições da empresa: externa, tecnológica e mercado. Foi feita a analise com empresa de tipo diferente de meio industrial (plástico alimento empacotados e recipientes). Os pesquisadores concluíram que as empresa tinham duas características: diferenciação e a integração.

Joan Woodward realizou uma pesquisa com cem empresas de diferentes tipos de negocio, tendo em foco a teoria daadministração sendo colocada em pratica para saber se realmente tinha êxito. Essa pesquisa classificou a tecnologia de produção em três grupos: produção unitária, mecanizada e automatizada. (CHIAVENATO, 2004, p.509).

Ambiente

‘‘Ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou o sistema). É a situação dentro da qual uma organização está inserida. ’’ (CHIAVENATO, 2004, p.509).O ambiente de uma empresa é muito vasto e não tem como ser analisado detalhadamente. Para minimizar essa dificuldade que a empresa tem, foi criado dois segmentos: O ambiente geral e o ambiente de tarefa. Assim as empresa tendem a ter mais controle sobre o ambienta empresarial.

Ambiente Geral

Ambiente geral ou macro ambiente é o ambiente comum como todas as organizações. Que éconstituído por condições que afetam diretamente a empresa. Onde a empresa não tem tanto controle quanto ela tinha no ambiente interno em relação ao mundo, pois no ambiente geral a empresa terá que lidar com a politica, fatores econômicos, condições econômicas, fatores tecnológicos. Existem fatores sócios e demográficos que estão além dessa empresa e contidos nos ambiente geral.

Quando setrata apenas da empresa seu poder de controle é enorme, mais quando se trata do todo, ela ate pode ter um poder mais é muito menor comparado ao que ela possui dentro da organização.

Ambiente de Tarefas

O ambiente de tarefas também conhecido como microambiente, não se pode analisar apenas a empresa, mas sim, tudo que esta relacionada a ela, o mercado. Essa relação é constituída pelos: osfornecedores, cliente, concorrente e as entidades reguladoras.

Tecnologia

A tecnologia e o ambiente empresarial estão interligados as organizações, o impacto da tecnologia é muito grande na empresa. A tecnologia traz facilidade na realização de tarefas, mais também tende a ter pessoas especializadas para o manuseio desses equipamentos. O processo tecnológico não só facilita as tarefas ,...
tracking img