Nenhhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEI DE NEWTON PARA RESFRIAMENTO
Alana Vanessa Mendes Maniçoba, Caíque Jaques Reis, Gabriel Matias Costa e Lana Larissa Mendes da Silva
DEPARTAMENTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO -UEMA
Com este experimento buscamos provar o que diz a Lei do Resfriamento de Newton. A Lei do resfriamento de Newton diz que: “A quantidade de calor que flui de um corpo com a temperatura mais altapara o outro com temperatura mais baixa varia conforme a diferença de temperatura”. Ou seja, a taxa de perda de calor de um corpo é proporcional à diferença de temperatura entre o corpo e seusarredores ou entre um corpo A e um corpo B.

g

1 INTRODUÇÃO
Em 1701, quando tinha quase 60 anos, Newton publicou anonimamente um artigo intitulado “Scala Graduum Caloris”, em que descreve um método paramedir temperaturas de até 1000°C, algo impossível aos termômetros da época. O método estava baseado no que hoje é conhecido como a lei do resfriamento de Newton: a taxa de diminuição da temperaturade um corpo é proporcional à diferença de temperaturas entre o corpo e o ambiente. Uma ótima descrição desse trabalho foi feita por A. French. Em termos matemáticos, a lei de Newton do resfriamentopode ser escrita como:
dT/dt = -k(T-Ta)
onde, T é a temperatura do corpo, t é o tempo, k é uma constante e Ta é a temperatura ambiente. Resolvendo a equação acima, encontramos como a temperaturadepende do tempo:
T = Ta* e * exp(-kt)
K*t * ln ( e ) = ln (Ta/T)
onde To é a temperatura inicial do corpo.
3 EXPERIMENTO
3.1 Materiais utilizados:
1 panela com água
1 termômetro digital
1cronômetro
1 aquecedor elétrico
3.2 Descrição do Experimento
Em primeiro lugar colocamos a panela para aquecer no aquecedor elétrico, esperamos que a temperatura da água chegasse aos 100°C (lembrandoque a temperatura ambiente no dia em que o experimento foi realizado era de 26,7°C). Então, ao desligarmos o aquecedor, com o termômetro mergulhado na panela, começamos a cronometrar o tempo a...
tracking img