Nematelmintos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LUTERANA DO BRASIL

ANDRESSA OZORIO LUZ





















NEMATELMINTOS



























JI-PARANÁ-2012

ANDRESSA OZORIO LUZ



















NEMATELMINTOS





Trabalho apresentado como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina debiologia, sob a orientação da Professora Ana Maria.






























JI-PARANÁ-2012

RESUMO



 Os nematoides são vermes de simetria bilateral, com corpo bastante alongado, forma cilíndrica e extremidade final afilada. Este é revestido por epiderme e, acima dela, por uma cutícula. Sob esta primeira, encontram-se fibras musculares longitudinais e, emrazão da disposição destas, estes animais se locomovem por meio de movimentos ondulatórios.
Podem ser parasitas, causando no homem doenças como a filariose, ascaridíase, ancilostomose, bicho-geográfico, tricocefalose e oxiurose. Entretanto, a maioria desses indivíduos é de vida livre, podem ser encontrados em ambientes aquáticos ou terrestres.
São triblásticos e, diferentemente dosplatelmintos, possuem pseudoceloma. Este se situa entre a cavidade corporal propriamente dita e o tubo digestório. Como não possuem sistema circulatório nem respiratório, a distribuição e excreção de substâncias acontecem com o auxílio deste celoma primitivo, que também atua como um esqueleto hidrostático.
Possuem sistema digestório completo e o sistema nervoso consiste em cordões nervososlongitudinais. A liberação de substâncias nocivas se dá por um poro genital ou bucal. Respiram por difusão (respiração cutânea). A maioria dos nematelmintos é dioica, com dimorfismo sexual: a fêmea é maior, e possui ânus; o macho possui extremidade em forma de gancho e cloaca. A fecundação é geralmente interna, mas indivíduos podem surgir por partenogênese.SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO___________________________________________05
2. OBJETIVO GERAL_______________________________________ 06

FILO DOS NEMATELMINTOS_____________________________ 07

1. ORIGEM________________________________________________ 07

2. HABITAT_______________________________________________08

3. MORFOLOGIA: CLASSE ASCHELMINTHES________________ 08

4. SISTEMA RESPIRATÓRIO________________________________ 08

5. SISTEMA DIGESTIVO_____________________________________09

6. REPRODUÇÃO __________________________________________ 09

7. NEMATELMINTOS: ANATOMIA E FISIOLOGIA_____________09

3. VERMINOSES CAUSADS POR NEMATELMINTOS ___________ 10CONCLUSÃO_______________________________________________ 12

REFERÊNCIAS______________________________________________ 13






































1. INTRODUÇÃO



O filo Nematelmintos tem o nome originário do grego nematos, fio, e helmimthes, verme. É um grupo formado por vermes cilíndricos, com representantes de vida livre e parasitas. Algumas da parasitoses humanas maiscomuns, como o "amarelão" e a ascaridíase, são causadas por representantes desse filo.
Os nematelmintos incluem aproximadamente mais de 12 mil espécies, encontradas nos oceanos, em água doce, no solo, parasitando em outros animais, plantas ou o próprio homem, por isso é importante seu estudo. No Brasil e em outros países de condições socioeconômicas semelhantes, os nematelmintos são responsáveispor grande parte dos problemas de saúde pública. Embora, em geral, não causem grande mortalidade, as parasitoses são doenças debilitantes, que "abrem as portas" do organismo para outras doenças, como a desnutrição e a anemia.



































2. OBJETIVO GERAL


Com este trabalho objetivamos aprimorar nossos conhecimentos sobre os...
tracking img