Nelson mandela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola secundária Alexandre Herculano
Disciplina: Filosofia
Tema: Direito Humanos
Problema geral: Como se pode combater pelos direitos humanos?
Nelson Mandela

Biografia de Nelson Mandela:Nelson Mandela, nasceu a 18 de Julho em Qunu (África do Sul), e foi presidente da África do Sul durante 1994 e 1999. Ele formou-se em direito e desde cedo deu inicio a sua actividade política com aimplantação do regime apartheid na África do sul, no fim década de 40 assumiu frontalmente a sua posição contra este regime. Em consequência foi preso e julgado em 1962.
Em 1993, recebeu o Prémio Novelda Paz, pelos seus esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a descriminação racial.
Em 2009, criaram um filme sobre a sua vida “Invictus”, onde retrata alguns acontecimentos marcantes sobre avida dele.
A partir de 2010, será celebrado em 18 de Julho de cada ano o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.Enquadramento histórico e político do país:
Nelson Mandela, foi um dos símbolos dos direitos humanos mais reconhecidos do século XX.
Quando Nelson Mandela se impôs ao regime apartheid, em 1962,foi condenado a prisão perpétua por sabotagem e conspiração contra o governo, também foi acusado de ajudar outros países a invadir a África do Sul. Passados 27 anos foi libertado.
Mandela sempredefendeu a luta pacífica contra o regime apartheid, porem a sua opinião mudou em 21 de Março de 1960, pois neste dia os soldados sul-africanos dispararam contra os manifestantes negros, matando muitaspessoas. Este dia fio conhecido com “Massacre de Sharpeville”, o que fez que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema.
Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da Áfricado Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país.

*apartheid - Significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros...
tracking img