Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Conhecidas as substâncias presentes na amostra, deve-se determinar quanto de cada componente está presente. Essas determinações estão relacionadas com a análise quantitativa, e umagrande variedade de técnicas está disponível para esse propósito (VOGEL, 1992).
As principais técnicas usadas em análise quantitativa baseiam-se na reprodução de reações químicas adequadas, em medidasapropriadas, no deslocamento característico, sob condições controladas de uma substância em um meio definido (VOGEL, 1992).
O acompanhamento quantitativo das reações químicas é a base dos métodostradicionais da análise química.
Análise Volumétrica é o procedimento no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Asolução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão, e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.
Titulação é umadas técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto.
Nessa técnica, alguns produtos químicos são frequentemente usados em determinadas concentraçõescomo solução de referência. Estas substâncias são conhecidas com padrões primários ou padrões secundários. Um padrão primário é uma substância suficientemente pura para que se possa preparar umasolução padrão por pesagem direta e diluição até um determinado volume de solução (VOGEL, 1992).
Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrãoadicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência, que é o ponto onde a reação se completa totalmente, para uma dada estequiometria da reação.
Em uma titulação, pequenos volumes dasolução de reagente são adicionados ao analito (titulado) até que a reação termine (HARRIS, 2005).
O ponto de equivalência, ou ponto estequiométrico, ocorre quando a quantidade de titulante...
tracking img