Negros no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O NEGRO NO BRASIL

Achamos interessante falar dos negros iniciando pela explanação de como eles chegaram ao Brasil. Portugal importava escravos desde 1441. Foi o primeiro país da Europa adesenvolver, nos tempos modernos, o comércio de escravos, facilitado pelo domínio que exercia sobre as terras da África. Com o decorrer do tempo, o monopólio português no trafico negreiro foi sendoreduzido pela concorrência de traficantes holandeses, ingleses e franceses.Há estimativas de que entre os séculos XVI e XIX, somente para a America , vieram aproximadamente 20 milhões de escravos e cercade um quinto deles vieram para o Brasil. Estes negros pertenciam principalmente a dois grupos culturais: os Bantos e os Sudaneses.

Na África eles eram negociados por cana, rolos de fumo, tecidos,espelhos, guizos, com outras tribos mais evoluídas que eram encarregadas de capturar os futuros escravos. Depois de marcados com ferro na brasa, eram acorrentados e levados até os presídios da costaafricana, onde aguardavam os navios negreiros(tumbeiros). Neste os escravos viajavam amontoados nos porões, sem condições nenhuma de higiene, alimentação escassa e com isso a mortalidade chegava a70%. Quando chegavam no Brasil, eram vendidos nos mercados sendo destinados a lavoura, a mineração ou a trabalhos domésticos.

O negro era visto pelo branco como instrumento de trabalho, peça,coisa, um objeto. Os negros reagiam a escravidão evitando a reprodução de sua prole,cometendo suicídios, atacando os brancos e fugindo. Os primeiros movimentos para sua libertação foram feitos atravésde Quilombos, o mais conhecido é o Quilombo dos Palmares, Zumbi era o líder, que foi destruído através de emprego de vestes infectadas com varíola. Zumbi resistiu, fugiu, mas quando encontrado foidecapitado em 20 de novembro de 1695, hoje este dia é reverenciado como o dia da consciência negra. As contribuições culturais dos negros são: alimentos(feijoada, cocada, quindim, vatapá,...
tracking img