Necessidades nutricionais do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução 3
2. Características do Período 3
2.1. Processos do envelhecimento no idoso 4
2.2. Resumo dos efeitos do envelhecimento em algum dos sistemas envolvidos diretamente com o estado nutricional 6
3. Necessidades Nutricionais 7
3.1. Proteínas 7
3.2. Carboidratos e fibras 7
3.3. Lipídeos 8
3.4. Ingestão hídrica 9
3.5. Vitaminas e minerais 103.6. Outras causas de desnutrição no idoso 12
4. Pirâmide alimentar para o idoso 13
4.1. Dieta equilibrada 14
4.2. Orientação Dietética 15
4.3. Estratégia Alimentar para Promover a Saúde do Idoso 17
5. Idoso com Patologia 18
5.1. Diabetes 18
5.2. Dieta para o idoso diabético 20
Bibliografia 23
Webgrafia 23

1. Introdução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define oidoso como “uma pessoa com 65 anos ou mais nos países desenvolvidos, e 60 anos nos países em desenvolvimento”. O aumento dessa população vem sendo observado no mundo inteiro, o que ocorre em função da melhoria na qualidade de vida, somado ao avanço da ciência e tecnologia aplicadas na área da saúde. Segundo o IBGE, estima-se que no Brasil, entre 1950 e 2025, a quantidade de idosos aumentará 16vezes contra cinco vezes da população total (cerca de 30 milhões).
Os diferentes ritmos de envelhecimento ajudam a explicar a razão pela qual, ao se fazer uma comparação entre duas pessoas que têm a mesma idade em anos, uma aparenta estar mais jovem ou em melhores condições físicas ou mentais que a outra.
Independente do ritmo de envelhecimento é preciso aceitar que esse processo faz parte do ciclonatural da vida.
Estabelecer rotinas saudáveis de vida traz benefícios para a saúde, mesmo nas idades mais avançadas. Isso mostra a importância de se conhecer mais sobre esse tema.
Entre os cuidados diários com a saúde que contribuem para um ritmo favorável de envelhecimento está a alimentação saudável.

2. Características do Período
 
O envelhecimento é marcado por uma perda aproximada de2 a 3 % de massa corporal magra por década. A Organização Mundial de Saúde – OMS estima que a partir dos 60 anos diminua a necessidade de energia em 5% por cada década (devido à diminuição do metabolismo basal, isto é, da energia que o organismo utiliza para nas situações de repouso manter as funções vitais: fluxo sanguíneo, temperatura corporal, etc. Há também a perda do músculo esquelético(sarcopenia) interferindo na força e mobilidade o que favorece possíveis quedas; aumento do tecido adiposo (obesidade); redução na densidade óssea (osteoporose), principalmente nas mulheres; risco aumentado de doenças crônico-degenerativas (diabetes, hipertensão, etc.).
São comuns as perdas de visão, as alterações do paladar e do olfato, com redução na percepção dos sabores salgado, doce e ácido;redução do reflexo gastro-cólico e o peristaltismo, contribuindo para a constipação e flatulência no idoso. Ocorrem com freqüência, a redução da salivação e menor capacidade de mastigação, seja por falta de dentes ou pelo uso de dentaduras mal adaptadas e de diversos distúrbios da deglutição. Em vista dessas alterações o idoso passa a ter escolhas alimentares alteradas que podem diminuir o valornutritivo, aumentando o risco de desnutrição.

2.1. Processos do envelhecimento no idoso: 

A) Mastigação: deve-se levar em consideração a falta de dentes ou a utilização de próteses (dentaduras). No caso da função mastigatória estar íntegra não há razão para modificações de consistência e utilização das chamadas “sopinhas”, purês, etc.

B) Hábitos alimentares: deve-se considerar que aalimentação está associada a influências éticas, religiosas e fatores sócio-econômicos. Por isso, deve-se pensar nesse fator para a adequação da dieta para cada pessoa.

C) Situação sócio-econômica: a renda do idoso é um fator que interfere diretamente na sua alimentação. Sendo assim deve-se recomendar a aquisição de alimentos da época, que tem um custo menor e melhor.

D) Constipação: o indivíduo...
tracking img