Ncrf 27 - instrumentos financeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NCRF 27 – Instrumentos Financeiros
(Activos Financeiros)

Contabilidade Avançada I
1º Semestre 2011/2012

Nelson Nunes nº 58452 Paulo Ferreira nº 58444

Instrumentos Financeiros
• • A norma que regula os instrumentos financeiros é a NCRF 27. Um instrumento financeiro, de acordo com o paragrafo 5 da norma é: – Um contrato que da origem a um activo financeiro numa entidade e a um passivofinanceiro ou instrumento de capital próprio noutra entidade.

Activo Financeiro
Qualquer activo que seja: o Dinheiro; o Um instrumento de capital próprio de uma outra entidade; o Um direito contratual:
– – De receber dinheiro ou outro activo financeiro de outra entidade; De trocar activos financeiros ou passivos financeiros com outra entidade em condições que sejam potencialmente favoráveispara a entidade; ou

o Um contrato que seja ou possa ser liquidado em instrumentos de capital próprio da própria entidade e que seja:
– Um não derivado para o qual a entidade esteja, ou possa estar, obrigada a receber um numero variável dos instrumentos de capital próprio da própria entidade; ou – Um derivado que seja ou possa ser liquidado de forma diferente da troca de uma quantia fixa emdinheiro ou outro activo financeiro por um numero fixo de instrumentos de capital próprio da própria entidade. Para esta finalidade, os instrumentos de capital próprio da própria entidade não incluem instrumentos que sejam eles próprios contratos para futuro recebimento ou entrega dos instrumentos de capital próprio da própria entidade.

Reconhecimento
• Uma entidade deve reconhecer um activofinanceiro apenas quando a entidade se torna uma das disposições contratuais do instrumento.

Mensuração Inicial dos Instrumentos Financeiros
• Os activos financeiros são mensurados, em cada data de relato, quer:
– Ao custo ou custo amortizado menos qualquer perda por imparidade; ou – Ao justo valor com as alterações de justo valor a ser reconhecidas na demonstração de resultados.

Custo oucusto amortizado menos perda por imparidade
• Custo amortizado de um activo financeiro é a quantia pela qual o activo financeiro é mensurado no reconhecimento inicial, menos os reembolsos de capital, mais ou menos a amortização cumulativa, usando o método do juro efectivo*, de qualquer diferença entre essa quantia inicial e a quantia na maturidade, e menos qualquer redução (directamente ou pormeio de uso de uma conta de abatimento) quanto à imparidade ou incobrabilidade.

* Método do juro efectivo: é um método de calcular o custo amortizado de um activo financeiro ou passivo financeiro e de imputar o rendimento dos juros ou o gasto dos juros durante o período relevante. A taxa de juro efectiva é a taxa que desconta exactamente os pagamentos ou os recebimentos de caixa futuros estimadosdurante a vida esperada do instrumento financeiro ou, quando apropriado, um período mais curto na quantia escriturada liquida do activo financeiro ou do passivo financeiro.

Custo ou custo amortizado menos perda por imparidade
• Instrumentos como clientes e que a entidade designe, aquando do seu reconhecimento inicial, para ser mensurado ao custo amortizado menos qualquer perda por imparidade;Instrumentos de capital próprio que não sejam negociados publicamente e cujo justo valor não possa ser obtido de forma fiável, bem como contratos ligados a tais instrumentos que , se executados, resultem na entrega de tais instrumentos, os quais devem ser mensurados ao custo menos perdas por imparidade; Contratos para conceder/contrair empréstimos que:
– Não possam ser liquidados em base liquida– Quando executados, se espera que reúnam as condições para reconhecimento ao custo ou custo amortizado menos perda por imparidade; e – A entidade designe, no momento do reconhecimento inicial, para serem mensurados ao custo menos perdas por imparidade.





Custo ou custo amortizado menos perda por imparidade
• Exemplos:
– Dividas de Clientes; – Dividas a fornecedores; – Dividas de...
tracking img