Nbr normas brasileiras regulamentadoras

NBR 10647
(Normas Brasileiras Regulamentadoras)





Introdução


No trabalho a seguir serão mostradas as aplicações da NBR 10647, os tipos de desenhos, se são projetivos ou não projetivos.A técnica que se utiliza para executar, ou seja, se é a mão livre ou computadorizada. Também será falado dos aspectos geométricos, os tipos de materiais a serem utilizados, o grau de elaboração,entre vários outros fatores que são regulamentados pela NBR 106467.





NBR 10647


Objetivo

A norma geral do desenho técnico é a NBR 10647. Seu objetivo é definir a nomenclatura. Eladefine os tipos de desenho (projetivos e não projetivos), o grau de elaboração (esboço, croqui, desenho preliminar, desenho definitivo), de pormenorização (desenho de componente, de conjunto, detalhe), omaterial utilizado (lápis, giz, carvão, etc.) e a técnica de execução à mão livre ou computadorizada).

Quanto ao aspecto geométrico

Desenho projetivo

Desenho resultante de projeções doobjeto sobre um ou mais planos que fazem coincidir com o próprio desenho compreendendo:

a) vistas ortográficas:- figuras resultantes de projeções cilíndricas ortogonais do objeto, sobre planosconvenientemente escolhidos, de modo a representar, com exatidão, a forma do mesmo com seus detalhes;
b) perspectivas:- figuras resultantes de projeção cilíndrica ou cônica, sobre um único plano, com afinalidade de permitir uma percepção mais fácil da forma do objeto.

Desenho não projetivo

Desenho não subordinado à correspondência, por meio de projeção, entre as figuras que constituem e oque é porele representado, compreendendo larga variedade de representações gráficas, tais como:
a) diagramas;
b) esquemas;
c) ábacos ou nomogramas;
d) fluxogramas;
e) organogramas;
f) gráficos.Diagrama

Desenho no qual os valores funcionais são representados em um sistema de coordenadas.

Esquema

Figura que não representa a forma dos objetos, nas suas relações e funções.

Ábaco ou...
tracking img