Nbr 14787

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NBR 14606 - Postos de servico - Entrada em espaco confinado



Postos de serviço - Entrada em espaço confinado
[pic]Origem: Projeto 34:0.04-019:20 ABNT/ONS-34 - Organismo de Normalização Setorial de Petróleo CE-34:0.04 - Comissão de Estudo para Líquidos Inflamáveis e Combustíveis NBR 14606 - Service station - Entering in confined space Descriptors: Service station. Confined space. Safety Válidaa partir de 30.1.2000
Palavras-chave: Posto de serviço. Espaço confinado.
Segurança 4 páginas
Sumário Prefácio 1 Objetivo 2 Referência normativa 3 Definições 4 Acesso ao tanque instalado ANEXO A Listad ev erificação
Prefácio
A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros(ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).
Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no âmbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta Pública entre os associados da ABNT e demaisinteressados.
Esta Norma contém o anexo A, de caráter normativo. 1O bjetivo
Esta Norma estabelece os procedimentos de segurança para a entrada em espaço confinado em postos de serviço. Neste caso, está restrita a entrada em tanque subterrâneo.
2 Referência normativa
A norma relacionada a seguir contém disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma. As ediçõesindicadas estavam em vigor no momento desta publicação. Como toda norma está sujeita à revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de usar a edição mais recente da norma citada a seguir. A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento.
API RP 1631 - Interior lining of underground storage tanks
Copyright © 2000, ABNT–AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados
ABNT - Associação Brasileira de
Normas Técnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (21) 210-3122 Fax: (21) 220-1762/220-6436 Endereço eletrônico: w.abnt.org.br

3 Definições Para os efeitos desta Norma, aplicam-se asseguintes definições:
3.1 tanque subterrâneo: Tanque instalado no subsolo.
3.2 boca-de-visita: Abertura localizada na geratriz superior do tanque, que permite o acesso ao seu interior.
3.3 trabalho a frio: Todo trabalho que não requer o uso de chama nem operação de que resulte temperatura elevada ou centelha.
3.4 trabalho a quente: Todo o trabalho que requer o uso de chama a descoberto ou operaçãocapaz de produzir temperatura elevada ou centelha.
4 Acesso ao tanque instalado 4.1 Procedimentos iniciais
O empreiteiro deve possuir autorização do órgão fiscalizador de proteção ao meio ambiente local para o descarte da água contaminada, quando for usada no processo de limpeza do tanque subterrâneo.
4.2 Área de segurança
Deve ser criada uma área de segurança em torno da região de acesso aotanque. Deve ter no mínimo 7,0 m de raio, tomando-se como centro os bocais do tanque; deve ser isolada por fita e suportes, com placas de advertência ostensivas a intervalos regulares, de modo visível em todas as direções, informando a proibição de produzir chama ou centelha, de fumar e de acesso a pessoas não autorizadas.
Devem ser dispostos em intervalos regulares dois extintores de incêndio de póquímico de 12 kg.
Dentro da área de segurança, enquanto houver a possibilidade de presença de vapores inflamáveis, o sistema elétrico deve estar desligado e os equipamentos desconectados de seus cabos de alimentação. Todos os equipamentos elétricos devem ter etiquetas de advertência (não ligar o equipamento) nas suas chaves elétricas, exceto os adequados para áreas classificadas e que serão...
tracking img