Nazismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo, é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler, e adotada pelo governo da Alemanha de1933 a 1945, e esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.
O nazismo é frequentemente considerado por estudiosos como uma derivação do Fascismo.
Adolf Hitler chegou ao poderenquanto líder de um partido político, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães . Os termos Nazi ou Nazista são acrônimos do nome do partido (vem de National Sozialist). Os partidáriosdo nazismo eram (e são) chamados nazistas. O nazismo foi proibido na Alemanha moderna, muito embora pequenos grupos de simpatizantes, chamados neonazistas, continuem a existir na Alemanha e noutrospaíses.
A essência do nazismo está no totalitarismo, especificamente na noção de controle totalitário, ou seja, na ideia de que o Estado, e em última instância o chefe-de-Estado (no caso da Alemanha oFührer), deveria controlar tudo e todos.
Por que os nazistas queriam exterminar os judeus?
Essa questão ainda divide os historiadores. Há aqueles para quem exterminar os judeus sempre fez parte dosplanos de Hitler. Outros acreditam que essa política foi endurecendo aos poucos, até chegar ao terrível assassinato em massa. Mas não há dúvida de que a semente do antissemitismo germinou bem antes deos nazistas chegarem ao poder na Alemanha (na década de 30). No final do século XIX, já havia, na Europa, uma boa dose de preconceito. Preconceito por motivos econômicos - os judeus eram vistos comomanipuladores das finanças no mundo - e religiosos - eram acusados de terem entregue Jesus Cristo aos romanos. Na Alemanha, em particular, o antissemitismo ganhou mais força por causa de teoriasbiológicas racistas. Os judeus eram classificados como uma "raça deformada", uma ameaça à "raça ariana" - descendentes dos árias, uma das etnias que formaram as populações europeias.
Nessa visão...
tracking img