Nau capitania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Grupo
1. Nau Capitânia Quais alterações em:
1. Objetivo 2. Escopo

3. Prazo
4. Cronograma 5. Comunicação

Para torná-la um projeto de sucesso

Nau Capitânia

MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI®

1

Nau Capitânia: Integrantes
Nome RM

MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI®

2

Nau Capitânia: História
A chamada Nau Capitânia é uma réplica de umacaravela portuguesa do século XV, construída na Base Naval de Aratu no Brasil, por Ralph Nicholson para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento. O projeto de construção de uma réplica da embarcação de Pedro Álvares Cabral para realizar uma viagem entre Salvador e Santa Cruz de Cabrália foi idealizado por um grupo de empresários brasileiros, que obtiveram, do Governo Federal, à época, umaverba de quatro milhões de reais.

MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI®

3

Nau Capitânia: Problemas
Erros técnicos na sua construção fizeram com que a embarcação apresentasse uma série de problemas, não conseguindo navegar a tempo de participar das comemorações (só o conseguiu quatro meses mais tarde), o que foi bastante criticado pela mídia à época. O Ministério Público e oConselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) da Bahia apuraram irregularidades na construção da embarcação, que apresentou problemas de falta de lastro, mau dimensionamento do mastro principal e falha no motor.
MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI® 4

Nau Capitânia: Consequências
Foram apontadas ainda algumas irregularidades na prestação de contas dos recursos, o quepiorou o caso.

O Ministério do Esporte e Turismo, à época sob a gestão do Ministro Rafael Greca, injetou recursos adicionais no projeto, através de uma entidade pouco conhecida, o Instituto Memorabilia, suspeito de malversação dos recursos, o que teria agravado a questão, e, ainda apura possível falta de ética contra o engenheiro naval que assinava a Anotação de Responsabilidade Técnica-ART poracobertar o artífice francês Henry Schlomoff Moncey que exercia ilegalmente a profissão.
MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI® 5

Nau Capitânia: Conclusão
Com base no relato acima temos alguns pontos de atenção para o desenvolvimento de um novo projeto bem sucedido. Esses fatores críticos são: Quality Assurance, Conhecimento técnico, Comunicação e Prazo.

Voltando-se para as boaspráticas de gerenciamento de projetos, percebemos que os processos de execução e controle/monitoramento no ciclo de vida do projeto não foram acompanhados como deveria ser feito.

MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI®

6

Nau Capitânia: Alterações - Objetivo
Construir uma réplica da caravela utilizada por Pedro Álvares Cabral no descobrimento do Brasil em 1500.

A réplica deverárealizar o mesmo percurso histórico do passado, entre Salvador e Santa Cruz de Cabrália, em 22 de abril de 2000.
O evento tem por finalidade ser a grande atração do milênio com a comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil, trazendo a mesma integridade do passado ao presente.
MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI® 7

Nau Capitânia: Alterações - Escopo
Para representar umaembarcação real é indispensável à réplica conter os requisitos abaixo:

Embarcação:
 A Nau terá 16 canhões e 30 pessoas a bordo em trajes do século XVI, prontas para “redescobrir” a terra de Vera Cruz.  A tripulação deverá ser composta por oficiais capacitados para este tipo de embarcação, todos da Marinha Brasileira e por figurantes.

 Tanto os oficiais como os tripulantes, deverão estar emtrajes do século XVI, prontos para “redescobrir” a terra de Vera Cruz.
MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI® 8

Nau Capitânia: Alterações - Escopo
Peças e madeiras:
 Forro do casco - Jaqueira/jataipeva/pau-d'arco
 Forro do convés - Jataipeva/pau d'arco

 Leme – Jaqueira/sucupira
 Mastros - Canduru/pau-de-óleo/sucupira  Quilha - Jataipeva/oiti/pau-d'arco/sucupira  Tábuas do...
tracking img