Natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Experiência de Torricelli


A terra está envolvida por uma camada de ar, a atmosfera. A pressão exercida pela atmosfera sobre asuperfície da Terra é chamada de pressão atmosférica. A pressão está associada ao peso da atmosfera, o ar se torna cada vez menos denso, assim com uma pressão cada vezmenor.

Podemos medir a pressão atmosférica (ao nível do mar), com o experimento de Torricelli. Emborcamos um tubo de vidro com cerca de 1 m de comprimento,fechando em uma das extremidades e cheio de mercúrio, em um recipiente que também contém mercúrio, sem deixar entrar ar no tubo. A coluna de mercúrio no interior do tubopermanece com uma altura de aproximadamente 760 mm, sustentada pela pressão atmosférica na superfície livre do recipiente. Em outras palavras, a pressão atmosféricaé equivalente a pressão de uma coluna de mercúrio de 760 mm de altura, ao nível do mar, a 0 oC e em um local onde o modulo da aceleração gravitacional tem o valor g =9,81 m/s2


Com essa experiência Torricelli mostrou que é possível obter um vácuo e mantê-lo pelo tempo que se quiser. Ele notou também que a altura da coluna demercúrio não era sempre constante mas variava um pouco, durante o dia e a noite. Concluiu, daí, corretamente, que essas variações mostravam que a pressãoatmosférica podia variar e suas flutuações eram medidas pela variação na altura da coluna de mercúrio. Portanto, Torricelli não apenas demonstrou a existência da pressão do ar,inventou também o aparelho capaz de medir o barômetro.
tracking img