Naturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Naturalismo.

Contexto da época.

Ao lado de todo desenvolvimento tecnológico, a Europa presenciou, na segunda metade do séc. XIX, um avanço científico muito significativo.O Naturalismo surge como um desdobramento da estética realista, voltado para a valorização da ciência como instrumento para análise e compreensão da sociedade.

Charles Darwin,A origem das espécies, 1859.

Segundo Darwin, o ser humano não era fruto da criação divina, mas resultado de um longo processo de evolução e adaptação por que passaram todos osseres vivos.

* O ser humano é um animal como outro qualquer.

* A natureza promove um processo de seleção no qual sobrevivem os mais adaptados e os mais fracos são eliminados.Ao lado de Darwin, outros intelectuais influenciaram de modo significativo a estética naturalista: Augusto Comte e Hippolyte Taine.

Augusto Comte criou a filosofiapositivista, que apontava para o saber positivo, baseado nas leis científicas, superior ao teológico e ao metafísico.

Hippolyte Taine criou a corrente determinista. Segundo o autor, oindividuo era socialmente condicionado por três fatores:

- Raça; Meio, Momento em que vivia.


O Projeto literário do Naturalismo

O projeto literário do Naturalismopretende colocar a literatura a serviço da ciência. Para cumprir esse projeto, os escritores buscam olhar para a realidade através da lente do determinismo e das teorias evolucionistas.Dedicam-se à análise dos fenômenos coletivos, que caracterizam melhor a tese determinista por eles defendida.

Tese a ser defendida pelos naturalistas: o ser humano é fruto domeio em que vive e das pressões que sofre.

* Literatura a serviço da ciência.

* Personagens tratados com olhar científico.

* Olhar racional e objetivo para a realidade.
tracking img