Natura.sa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NATURA COSMÉTICOS S.A.

RESUMO

As demonstrações Contábeis são relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade,ou empresa, a fim que buscar informações, analisadas, para uma seguinte tomada de decisão, sendo ela qualquer decisão econômico-financeira dentro de uma empresa. Através da modificação da lei 11638/07, umaserie de itens dentro da contabilidade brasileira acabaram de serem modificados e alterados para assim conseguir então a padronização mundial.Entretanto a elaboração deste trabalho busca evidenciar essas mudanças no Patrimônio Liquida, ressaltando a importância da DLPA e contudo seus objetivos assim como explicar o que significa a DMPL, e suas aplicações dentro da contabilidade.Palavras-chave: Contabilidade; Demonstrações Contábeis; Balanço Patrimonial.

1 INTRODUÇÃO

As demonstrações Contábeis são relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade, ou empresa, a fim que buscar informações, abalizadas, para uma seguinte tomada de decisão, sendo ela qualquer decisão econômico-financeira dentro de umaempresa.

Atualmente a contabilidade vem passando por um processo de padronização mundial. Através da lei 11.638/07, que visa alterar a lei 6.404-76. Através da criação da lei 11638/07, o patrimônio liquido fica dividido em basicamente em seis itens, nos quais iremos ressaltar no decorrer do trabalho.
A DPLA apresenta o saldo de prejuízo acumulado no exercício anterior, ou seja as alteraçõesocorridas no exercício em questão, o lucro ou prejuízo do exercício e a destinação dada aos lucros ao final do exercício social, se for o caso o saldo final de prejuízo acumulados.
Já a DMPL evidencia todas as mudanças ocorridas no patrimônio líquido em determinando período de tempo, ou período em questão, ela evidencia claramente o fluxo de uma conta para outra, indicando também as origens e os valoresdos acréscimos e reduções no patrimônio líquido durante o um determinado período.

2 AS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações Contábeis são relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade,ou empresa, a fim que buscar informações, analisadas, para uma seguinte tomada de decisão, sendo ela qualquer decisãoeconômico-financeira dentro de uma empresa.
Atualmente a contabilidade vem passando por um processo de padronização mundial.Através da lei 11.638/07, que visa alterar a lei 6.404-76.
O artigo 176 da lei 6.404-76 prevê os seguintes itens como demonstrações contábeis: balanço patrimonial, a demonstração de resultado do exercício, a demonstração das origens e aplicação dos recursos, a demonstração de lucrosou prejuízos acumulados, a demonstração de fluxo de caixa e a demonstração de valor adicionado (DVA).Podendo ser agregado a eles qualquer tipo de nota explicativa acoplada as demonstrações contábeis assim como todos os pareceres da auditoria e outros relatórios emitidos pela empresa.
As principais mudanças na lei 11638/07 foram:
A substituição da demonstração das origens e aplicações derecursos (DOAR), pela demonstração do fluxo de caixa (art 176, IV).
A criação de dois novos grupos de contas conforme o art. 178.
No ativo permanente, a conta de bens intangíveis, que são bens que não possuem existência física, que representam uma marca comercial, patentes, ponto comercial, conseqüentemente o ativo permanente ficou dividido em investimento, imobilizado, intangível e ativo diferido.Já no patrimônio liquido de acordo com a nova lei ficou dividido em :
a)Capital social
b)Reserva de capital
c)Ajustes de avaliação patrimonial
d)Reserva de lucros
e)Ações em tesouraria
f)Lucros/Prejuízos acumulados

2 COMPOSIÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Através da modificação da lei 11638/07, o patrimônio liquido fica dividido em basicamente em seis itens, nos quais foram citados...
tracking img