Areas funcionais

[pic]

Adriano Lazzaretti Braido

Áreas Funcionais

Londrina
2009

Adriano Lazzaretti Braido

Principais áreas funcionais de uma organização

Trabalhoapresentado à disciplina de Estágio Supervisionado, professora. Zuleide Maria Janech.

Londrina

2009
INTRODUÇÃO

As áreas funcionais ou funções organizacionais são tarefas especializadasque grupos ou pessoas executam para que a organização atingir seu objetivo. De organização para organização pouca muda e até mesmo de autor para autor quando avaliamos as áreas funcionais, geralmentesão citadas as mesmas áreas.
Dentre essas funções, os mais importantes setores são: Setor Pessoal (ou Administração de Recursos Humanos), o Setor de Marketing (ou Administração de Marketing),Setor de Produção (ou Administração da Produção), Setor de Matérias e Patrimônio (ou Administração de Materiais e Patrimônio) e Setor de Finanças (ou Administração Financeira). Neste trabalhoanalisaremos o que faz cada setor das áreas funcionais segundo três grandes e renomados autores.
SETOR PESSOAL (A.R. H.)

Anna Maris Pereira de Morais fala que o fator humano é o melhor recurso de que aempresa pode dispor, razão pela qual deveria ser o mais bem administrado. Ela visa promover oportunidades que maximizem a contribuição individual, proporcionando condições de trabalho favoráveis aodesenvolvimento profissional e estimulando confiança, respeito e compreensão recíproca entre empregados e empregadores.
Já para Maximiano, Antonio César Amaru, a função dos recursos humanos, oude gestão de pessoas, tem como objetivos encontrar, atrair e manter as pessoas de que a organização necessita. Isso envolve atividades que começam antes de uma pessoa ser empregada da organização evão até depois que a pessoa se desliga. Tem também como componentes outras funções como planejamento de mão-de-obra, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho e remuneração, entre...