Areas funcionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2307 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Adriano Lazzaretti Braido

Áreas Funcionais

Londrina
2009

Adriano Lazzaretti Braido

Principais áreas funcionais de uma organização

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado, professora. Zuleide Maria Janech.

Londrina

2009
INTRODUÇÃO

As áreas funcionais ou funções organizacionais são tarefas especializadasque grupos ou pessoas executam para que a organização atingir seu objetivo. De organização para organização pouca muda e até mesmo de autor para autor quando avaliamos as áreas funcionais, geralmente são citadas as mesmas áreas.
Dentre essas funções, os mais importantes setores são: Setor Pessoal (ou Administração de Recursos Humanos), o Setor de Marketing (ou Administração de Marketing),Setor de Produção (ou Administração da Produção), Setor de Matérias e Patrimônio (ou Administração de Materiais e Patrimônio) e Setor de Finanças (ou Administração Financeira). Neste trabalho analisaremos o que faz cada setor das áreas funcionais segundo três grandes e renomados autores.
SETOR PESSOAL (A.R. H.)

Anna Maris Pereira de Morais fala que o fator humano é o melhor recurso de quea empresa pode dispor, razão pela qual deveria ser o mais bem administrado. Ela visa promover oportunidades que maximizem a contribuição individual, proporcionando condições de trabalho favoráveis ao desenvolvimento profissional e estimulando confiança, respeito e compreensão recíproca entre empregados e empregadores.
Já para Maximiano, Antonio César Amaru, a função dos recursos humanos, oude gestão de pessoas, tem como objetivos encontrar, atrair e manter as pessoas de que a organização necessita. Isso envolve atividades que começam antes de uma pessoa ser empregada da organização e vão até depois que a pessoa se desliga. Tem também como componentes outras funções como planejamento de mão-de-obra, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho e remuneração, entreoutras.
Contudo, para Adelphino Teixeira da Silva,

“Administração de Pessoal é a especialização administrativa que trata do planejamento, organização, direção e controle do setor de pessoal de uma empresa”.

SETOR DE MARKETING

Para Anna M. Pereira as atividades de marketing contribuem para determinar as necessidades e desejos do consumidor e as formas de atendê-lo por meiode produtos e/ou serviços que o satisfaçam. O objetivo maior da função de marketing é levar o consumidor à repetição da compra do produto e/ou do serviço.
O núcleo central da função de marketing compreende o planejamento do produto, a criação da demanda, a distribuição, a venda e o acompanhamento do cliente.
Planejamento do produto: envolve um grande número de pesquisas paradeterminar as oportunidades que o mercado oferece e o comportamento do consumidor, a fim de definir suas preferências e necessidades.
Demanda do produto ou serviço: a empresa utiliza técnicas diversas de propaganda, publicidade e promoção de vendas. Deve-se considerar também a distribuição física dos produtos, pois de nada serve criar eficientemente a demanda, se o produto não estiver no localcerto, na hora certa.
A venda: é uma das operações mais importantes da função mercadológica. Em algumas empresas, ela é realizada por iniciativa do consumidor, como nos supermercados ou nas vendas por catálogos; em outras, por intermédio de vendedores. A importância do vendedor para a função mercadológica é indiscutível, pois ele deve persuadir, convencer e até seduzir o cliente com o produtoou serviço que oferece. Acompanhar a venda, verificando a satisfação do cliente, pois esta é, na maioria dos casos, a razão pra que ele volte a comprar o produto ou a utilizar o serviço oferecido.
Já Adelphino T. da Silva diz que o conceito de Administração de Marketing pode ser assim enunciado:

“Administração de Marketing é a especialização administrativa que trata do...
tracking img