Nasdanskdjk asdnkajsnda

8950 palavras 36 páginas
Estudo Concurso
Língua Portuguesa * Estruturação do parágrafo
Parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.

O parágrafo é indicado por um afastamento da margem esquerda da folha. Ele facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais de sua composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.

Parágrafos curtos – destinado a leitores menos experientes
Parágrafos médios - destinado a leitores médios (2º grau)
Parágrafos longos – destinado a leitores avançados (ex.: textos científicos)

Tópico frasal = geralmente vem no começo do parágrafo. É o tópico chave que tem a intenção de agarrar a atenção do leitor e dele se criar outros períodos. Pode ser desenvolvido por enumeração, descrição de detalhes, confrontos, razão, análise, exemplificação.

Ex.: tópico frasal
Os órgãos públicos muito devem à prática de esportes. São as práticas desportivas que proporcionam meios exequíveis de combate à miséria das crianças carentes, sugerindo aos governantes inserir nossas crianças em tais práticas como formas de combatê-la .

* Estruturação do texto
Coerência = nexo lógico entre os textos.
Coesão = ligação formal entre as orações.
Objetividade = se oculta o eu.
Subjetividade = se expõe o eu na frase.
Nexos e operadores sequenciais= conjunções e preposições

Preposição = palavra invariável que liga dois elementos na frase (regente e regido). Pode ser essencial (só funciona como preposição: à, ao, ante, até, após, contra, de, desde, em, para, per, perante, sob, sobre, sem, trás), acidental ( era outra palavra e acabou virando preposição: afora, menos, salvo, conforme, exceto, como, que...), contração (junção de uma preposição com uma palavra: de+uma = duma,

Relacionados