Carteis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A pratica de cartéis é comum na economia capitalista,
Os Cartéis, são uma conspiração contra o povo. Os próprios empresários, muitas vezes, são obrigados a seguir o cartel, até sobameaça de morte.
Cartel, é a associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que éuniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartéis começaram na Alemanha no século XIX e tiveram seu apogeu no período entreas guerras mundiais. Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência e beneficiar empresas não-rentáveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito deinteresses.



Setores com maior incidência de cartéis

Os setores de maior incidência de cartéis são setores que comercializam um produto de necessidade, geralmente existem pouco concorrentes que dominammais de 20% de um determinado mercado.

Setor Farmaceutico.
Combúsiveis.
Aço.
Cimento.
Transporte Coletivo.
Empresas Aéreas



Consequências dos cartéis para a economiabrasileira

Os cartéis impedem a livre concorrência entre empresas que faz com que os preços cheguem a um equilíbrio justo tanto para o consumidor quanto para o fornecedor. Nesse tipo de prática oprincipal lesado é consumidor que precisa do produto e acaba pagando o preço imposto pelos cartéis.
Os cartéis "clássicos", por implicarem aumentos de preços e restrição de oferta e nenhum benefícioeconômico compensatório, causam graves prejuízos aos consumidores tornando bens e serviços completamente inacessíveis a alguns e desnecessariamente caros para outros...





Ações que devem seradotadas em caso de cartéis

Autoridades, impor severas sanções. Cartel é crime e, desde 2003, no Brasil, está tendo prioridade no combate.
SDE, Ministérios Públicos e Policia Federal devem...
tracking img