Nadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MORTE DE HITLER
[->0]
Raio-x da cabeça de Hitler (The National Archives, Londres, CN 4/13).
Às 15h30 do dia 30 de abril de 1945, acuado no seu Bunker pelas forças soviéticas, o ditador nazista Adolf Hitler, após planejar sua morte em todos os detalhes, deu um tiro na boca após ingerir uma cápsula de cianureto, enquanto Eva Braun morria engolindo sua cápsula de veneno. Como parte desserito de morte, eles haviam se casado na véspera, realizando o sonho da amante, que provavelmente nunca fora sexualmente amada pelo Führer: a morte foi sua lua de mel. O planejamento do duplo suicídio incluía 180 litros de combustível a serem usados para queimar os dois corpos. Hitler estava assustado com a notícia da morte de Benito Mussolini, a 28 de abril (o Duce e sua amante Clara Petacciforam executados e dependurados em praça pública pela resistência comunista) e temia cair igualmente vivo nas mãos do Exército Vermelho. Antes de matar-se, Hitler apertou a mão dos funcionários do Bunker, entre os quais a de sua secretária particular Traudl Junge. Pouco depois, quando ela dispensava cuidados ao pequeno Helmut, filho do Ministro de Propaganda, Joseph Goebbels, ouviu-se o tiro.Após a morte de Hitler, Goebbels tentou pateticamente “negociar” um cessar-fogo com o marechal russo Georgy Zhukov. Diante da exigência de rendição sem condições, o Ministro da Propaganda decidiu acabar com sua vida e com a de toda sua família. Os seis filhos de Goebbels, de entre quatro e doze anos, foram obedientemente envenenados pela mãe, Magda, antes que o casal se suidasse com suascápsulas de cianureto. O cadáver de Hitler foi cremado numa cratera aberta por uma bomba explodida perto do Bunker, mas não totalmente. Com as tropas soviéticas obcecadas em encontrar os despojos de Hitler, grupos competiam numa verdadeira “caça ao troféu”. No dia 2 de maio de 1945, os corpos da família Goebbels foram descobertos pelos soviéticos nos jardins da Chancelaria do Reich. Três dias depois, a5 de maio de 1945, o Exército Vermelho achou os restos de Hiter e de Eva Braun na cratera onde eles haviam sido enterrados. Os especialistas forenses ficaram maravilhados ao perceber que as arcadas dentárias do Führer estavam intactas: “Essas são as chaves”, disse um deles. Além dessas mandíbulas, um pedaço do crânio de Hitler, de 10 centímetros, furado a bala, comprovando a causa de sua morte,foi conservado.
O Coronel Vassilii Gorbushin, chefe da inteligência soviética, encarregado da identificação dos restos presumidos de Hitler, incumbiu a jovem Elena Rzhevskaya, junto com dois oficiais superiores, de levar as mandíbulas de Hitler, através da assistente Käthe Häusermann, ao dentista do Führer, Hugo Blaschke. Nas ruínas de Berlim, segurando uma pequena caixa,Rzhevskaya presenciou a capitulação a 8 de maio de 1945, quando o alto comando alemão rendeu-se às forças russas, britânicas e americanas. As rivalidades entre os vencedores afloraram desde o momento da vitória, e elas prosseguiriam durante a Guerra Fria. Apenas os dois oficiais que acompanhavam Elena Rzhevskaya sabiam o que ela carregava na caixinha. Ela celebrou a vitória bebendo com os colegas: seguravauma taça de vinho numa das mãos e na outra a caixinha com as mandíbulas de Hitler. Finalmente encontrado, o dentista confirmou serem aquelas as arcadas de seu paciente. Rzhevskaya só revelou sua missão secreta em 1960, quando publicou um livro contando toda a história. “Para mim foi um momento de imensa solenidade e emoção, era vitória”, ela declarou ao The Guardian, entrevistada em 2005, aos 85anos de idade.
Em junho de 1945, os restos de Hitler e de Eva Braun foram transportados e novamente enterrados em Rathenau, antes de serem novamente transferidos para uma cova secreta, a 21 de fevereiro de 1946, num terreno da Westendstrasse, perto da Quadra 36, em Magdeburgo, na Alemanha Oriental, sob jurisdição soviética, e de acesso proibido pela KGB. Segundo Lev Bezymenski,...
tracking img