Eletroquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“CORROSÃO É UM PROCESSO RESULTANTE DA AÇÃO DO MEIO SOBRE UM DETERMINADO MATERIAL, CAUSANDO SUA DETERIORAÇÃO.”


Química

Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais, como concreto e polímeros orgânicos, entre outros. Sem que se perceba, processos corrosivos estão presentes direta ou indiretamente no nosso cotidiano, pois podem ocorrer em grades,automóveis, eletrodomésticos e instalações industriais.

1

Corrosão eletroquímica A corrosão eletroquímica é um processo espontâneo, passível de ocorrer quando o metal está em contato com um eletrólito, onde acontecem, simultaneamente, reações anódicas e catódicas.

A formação da ferrugem Reação anódica (oxidação) Fe → Fe2+ + 2e Reação catódica (redução) 2H2O + 2e → H2 + 2OH–
O produto final dacorrosão, ou seja, a ferrugem, consiste nos compostos Fe3O4 (coloração preta) e Fe2O3.H2O (coloração alaranjada ou castanho-avermelhada).

Fe3O4 + 2H2O + H2 2Fe(OH)3 → Fe2O3.H2O + 2H2O

2

Pilha galvânica Área anódica (Fe) sofre o desgaste. Área catódica (Cu) sofre aumento da massa). Eletrólito O eletrólito é uma solução condutora ou condutor iônico que envolve simultaneamente as áreasanódicas e catódicas.

• A energia liberada em uma reação redox pode ser usada para realizar trabalho elétrico. • Elétrodos: metais sólidos conectados por um circuito externo. a) Ânodo: elétrodo onde ocorre oxidação. b) Cátodo: elétrodo onde ocorre redução.

3

A intensidade do processo de corrosão é avaliada pela carga ou quantidade de íons que se descarregam no catodo ou pelo número de elétronsque migram do anodo para o catodo, sendo que a diferença de potencial da pilha (ddp).

Corrosão Química A corrosão química decorre do ataque de um agente químico diretamente sobre o material, sem transferência de elétrons de uma área para outra. O processo consiste numa reação química entre o meio corrosivo e o material metálico, resultando na formação de um produto de corrosão sobre a suasuperfície.

4

Corrosão Química Os polímeros (plásticos e borrachas) também podem sofrer corrosão, ou melhor, uma degradação, pela ação do meio, de solventes ou de oxidantes enérgicos. Nessa corrosão, as reações químicas levam à cisão das macromoléculas, em geral com comprometimento das propriedades físicas e químicas do material, como ocorre na hidrólise do poli(tereftalato de etileno) (PET).Corrosão Química A destruição do concreto, observada nas pontes e viadutos, tem como uma de causas a corrosão química, devida à ação dos agentes poluentes sobre seus constituintes (cimento, areia e agregados de diferentes tamanhos).
Fatores mecânicos (vibrações e erosão), físicos (variação de temperatura), biológicos (bactérias) ou químicos (em geral ácidos e sais) são os responsáveis por esseprocesso.
Uma segunda causa para a deterioração do concreto é a corrosão eletroquímica que ocorre nas armaduras de aço-carbono em seu interior.

5

Corrosão Eletrolítica
A corrosão eletrolítica se caracteriza por ser um processo eletroquímico, que se dá com a aplicação de corrente elétrica externa, ou seja, trata-se de uma corrosão não-espontânea.
Esse fenômeno é provocado por correntes defuga, também chamadas de parasitas ou estranhas, e ocorre com freqüência em tubulações de petróleo e de água potável, em cabos telefônicos enterrados, em tanques de postos de gasolina etc. Geralmente, essas correntes são devidas a deficiências de isolamento ou de aterramento, fora de especificações técnicas.

Corrosão Eletrolítica

6

Como minimizar os efeitos da corrosão?
Às vezes, ocusto de um novo material que substituirá o antigo é de 20 a 50 vezes mais alto, o que inviabiliza a reposição. Assim, na maioria das vezes, é necessário o emprego de uma técnica anticorrosiva.
Os processos mais empregados para a prevenção da corrosão são a proteção catódica e anódica, os revestimentos e os inibidores de corrosão. A proteção catódica é a técnica que transforma a estrutura...
tracking img