Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lição 12 – Sexto Conselho de Tiago- Sejam amigos de Deus
TIAGO 4.1-10

INTRODUÇÃO
Tiago estava informado de vários problemas na Casa do Senhor. O mais grave eram as contendas entre aqueles irmãos. Elas eram geradas por vários motivos: discriminação de pessoas, uso indevido da língua, prática de vida contraditória à Palavra de Deus, disputa pelos primeiros lugares, “dificuldade” paraouvir, predisposição para falar o que não deviam, facilidade para se irar.
Tudo se resumia na carnalidade de alguns irmãos, que acabavam influenciando outros. Aqueles irmãos haviam deixado de lado os padrões ético-morais cristãos, para adotar os valores corrompidos do mundo, tornando-se inimigos de Deus.
Desta vez Tiago vai mais fundo no problema. É mais incisivo na sua exortação. Aquelescrentes, dispostos a alcançarem êxito nos seus prazeres carnais a qualquer custo, agiam como se Deus de nada tivesse conhecimento. Era preciso, a todo custo, reverter a situação.


ANÁLISE DO TEXTO
“guerras e contendas, cobiça e inveja, matais, combateis e fazeis guerras.” (4.1-3)
Tiago contextualiza a situação que havia nas igrejas com as que aconteciam no mundo lá fora. A cobiça e ainveja levavam um povo a guerrear com outro, a ponto de aniquilar com nações inteiras. Ele, então, compara as contendas às guerras que estouravam lá fora e o desamor de uns pelos outros aos combates e homicídios. Ambas tinham o mesmo efeito: destruição de vidas.

deleites – o mesmo que prazeres carnais - o desejo de prosperar financeiramente para ter uma posição maior e melhor para pisotear osdemais estava dividindo a igreja.

pedis e não recebeis - aqueles cristãos haviam perdido o propósito da oração. Em vez de exaltarem o nome do Senhor e intercederem para que o Reino de Deus fosse pregado, pediam que fossem cada vez mais abastados.

não recebeis - Tiago demonstra àqueles irmãos que a comunidade não poderia crescer, frutificar, devido a sua mesquinhez, ao seu egoísmo, ao trato dosinteresses particulares. De igual modo, enfatiza que na vida secular não prosperavam, não eram abençoados, porque os seus desejos eram puramente carnais. Estavam possuídos por um amor ao dinheiro a ponto de cobiçar, invejar, ensoberbecerem-se e se esquecerem de Deus.

“infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-seinimigo de Deus.” (4.4)
As práticas não cristãs levaram Tiago a chamar aqueles irmãos de infiéis. No original “adúlteras”, numa alusão à Igreja ou a pessoas que são desleais a Deus. Chegaram ao extremo de idolatrar as riquezas e a praticarem atitudes semelhantes às dos ímpios para atingirem seus objetivos. A corrupção era sua principal forma de vida.

amizade do mundo - o mesmo que adotaros padrões de vida do mundo como sendo bons, corretos, para se viver como “cristão”. Sem o senhorio de Cristo. Na realidade, o crente deve viver a ética e a moralidade cristã como ideal de vida. A adoção de valores do mundo leva à inimizade contra Deus – é a máxima de Tiago.

“todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.” (4.6)

soberbos -pessoas altivas, que se julgam autossuficientes; que pensam não precisar de Deus, ou das outras pessoas, para viverem suas vidas. Geralmente são pessoas orgulhosas, que se gabam do seu poder, da sua influência, impunidade, “sabedoria”, etc. Tiago declara que a estas pessoas Deus faz resistência, ou seja, retém a bênção; não permite que seus projetos sejam bem-sucedidos.

dá maior graça - aindaassim, Deus usa de grande misericórdia. Porém, mais ainda com os humildes.

humildes - usada no sentido prático; aquele que busca as coisas espirituais de Deus. A estes, sim, Deus abençoa grandemente.

“Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” (4.7)

sujeitar-se a Deus - submeter-se à sua vontade; desejar estar sob o seu senhorio; viver sob a sua vontade....
tracking img