Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de enumerarmos o passo a passo para constituição de uma ONG e desembarcarmos no Terceiro Setor, é preciso entender que universo é este que iremos adentrar.
O governo, que mantém as atividades conhecidas por Primeiro Setor, é o grande protagonista das questões sociais.
Neste contexto, temos então o Segundo Setor, que se materializa nas empresas privadas, responsáveis pelas questõesindividuais.
Com este cenário, e com observância à falência do Estado, houve então uma preocupação do setor privado, quanto às questões sociais. Assim, a iniciativa privada passou a “ajudar” nas questões sociais através da articulação das muitas instituições, passando então ao surgimento no novo modelo: O Terceiro Setor.
Logo, este universo inovador, conhecido como Terceiro Setor é constituído pororganizações sem fins econômicos e não governamentais, cujos objetivos são a entrega de serviços, outrora exclusivamente de caráter público.
Atualmente o Terceiro Setor possui 12 milhões de pessoas, entre gestores, voluntários, doadores e beneficiados de entidades beneficentes, além dos 45 milhões de jovens que vêem como sua missão ajudar o terceiro setor[1].
Quem de fato protagoniza o TerceiroSetor são as Entidades Beneficentes, pois estas são responsáveis por cuidarem de pessoas carentes, idosos, meninos de rua, drogados e alcoólatras, órfãos e mães solteiras; protegem testemunhas; ajudam a preservar o meio ambiente; educam jovens, velhos e adultos; profissionalizam; doam sangue, merenda, livros, sopão; atendem suicidas às quatro horas da manhã; dão suporte aos desamparados; cuidam defilhos de mães que trabalham; ensinam esportes; combatem a violência; promovem os direitos humanos e a cidadania; reabilitam vítimas de poliomelite; cuidam de cegos, surdos-mudos; enfim, fazem tudo[2].

Agora que já conhecemos um pouco sobre o Terceiro Setor, temos a ideia de que a “união faz a força”. Com este jargão e imbuídos do mesmo sentimento de atroísmo é que pessoas com os mesmo objetivosse organizam para prestar amparo e desempenhar a função do Estado – Governo, com os recursos privados.

Vejamos então o passo-a-passo para constituirmos uma ONG – Organização Não Governamental:


1º PASSO: CHAMAMENTO

Aqueles que estiverem imbuídos da vontade de realizar uma atividade ou um trabalho de interesse público, poderão se tornar gestores sociais.
Estes gestores sociais poderão sereunir para cuidar de assunto de interesse interesse publico, com intuito de praticar o desenvolvimento social e humano.

Nesta fase, os interessados deverão se reunir e mobilizar o maior número de pessoas possível. Deverão convidar estas pessoas para uma reunião. Este convite se dará por meio de telefonemas, cartas, anúncio na rádio local, panfletos e jornais, ou outros meios, para seduzir aspessoas em relação à importância da criação da entidade que estão pretendendo.

No dia da reunião, os gestores deverão informar os objetivos da grupo, que ainda não se constituiu em entidade, sua importância, assim como sua necessidade, além da definição de uma comissão de preparação das próximas reuniões, com a divisão de tarefas e responsabilidades.

Neste mesmo dia é recomendado que sejacriada uma comissão para cuidar da redação do Estatuto Social da entidade, que será a certidão de nascimento da organização.

2º PASSO: CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA DE CONSTITUIÇÃO

Para constituição da organização, as pessoas interessadas se reunirão em Assembléia Geral de Constituição, para formalização da entidade.
*deverá ocorrer após definida a missão da entidade e redigida a primeiraproposta de Estatuto.

Esta Assembléia deve ser precedida de uma carta convite, contendo o dia, hora, local, além dos objetivos desta e da pauta da reunião.

No dia da Assembléia, deverá haver um livro de presença que registrará todos os interessados em participar da assembléia e um Livro de Atas, no qual serão anotadas as assembléias, assinadas pelos presentes.

Uma mesa dirigente dos...
tracking img