Nada

Análise do filme Monstros S.A. e a escola das relações humanas
* Identificação dos grupos formais e informais com seus respectivos líderes
(Aderbal)

Os autores clássicos se preocupavam comaspectos formais da organização (como autoridade, responsabilidade, especialização, estudos de tempos e movimentos, princípios gerais de Administração, departamentalização, etc.), já os autoreshumanistas se concentravam nos aspectos informais da organização (como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação etc.). Com a abordagem humanística daadministração a empresa passa a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa, ou seja, comos propósitos definidos pela empresa. Os grupos informais constituem a organização humana da empresa, muitas vezes em contraposição à organização formal estabelecida pela direção. Os grupos informaisdefinem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suasatitudes e comportamento.

Grupos Formais:
As exigências e processos da organização levam à formação de dois tipos de grupo formal. O grupo de comando, que é especificado pelo organograma daempresa e compõe-se de subordinados que dependem diretamente de um supervisor, e o grupo de tarefa que se compõe de empregados, que trabalham juntos para completar um projeto ou uma tarefa particular.Grupos Informais:
Os grupos informais são grupamentos naturais de pessoas surgidos naturalmente nas situações de trabalho, em resposta a necessidades sociais. Existem dois grupos informaisespecíficos, os grupos de interesse e os grupos de amizade. O primeiro possui indivíduos que podem ou não, serem membros de um mesmo grupo de comando ou grupo de tarefa podem juntar-se para um objetivo...
tracking img