Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do filme Monstros S.A. e a escola das relações humanas
* Identificação dos grupos formais e informais com seus respectivos líderes
(Aderbal)

Os autores clássicos se preocupavam com aspectos formais da organização (como autoridade, responsabilidade, especialização, estudos de tempos e movimentos, princípios gerais de Administração, departamentalização, etc.), já os autoreshumanistas se concentravam nos aspectos informais da organização (como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação etc.). Com a abordagem humanística da administração a empresa passa a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa, ou seja, comos propósitos definidos pela empresa. Os grupos informais constituem a organização humana da empresa, muitas vezes em contraposição à organização formal estabelecida pela direção. Os grupos informais definem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suasatitudes e comportamento.

Grupos Formais:
As exigências e processos da organização levam à formação de dois tipos de grupo formal. O grupo de comando, que é especificado pelo organograma da empresa e compõe-se de subordinados que dependem diretamente de um supervisor, e o grupo de tarefa que se compõe de empregados, que trabalham juntos para completar um projeto ou uma tarefa particular.Grupos Informais:
Os grupos informais são grupamentos naturais de pessoas surgidos naturalmente nas situações de trabalho, em resposta a necessidades sociais. Existem dois grupos informais específicos, os grupos de interesse e os grupos de amizade. O primeiro possui indivíduos que podem ou não, serem membros de um mesmo grupo de comando ou grupo de tarefa podem juntar-se para um objetivo comum.Os objetivos de tais grupos não estão relacionados aos da organização, mas são específicos de cada grupo. O segundo se forma porque seus membros têm alguma coisa em comum, como idade, crenças políticas ou traços étnicos. Estes grupos de amizade freqüentemente estendem suas atividades e sua comunicação para fora do trabalho.

* Conceito Motivação: Fatores motivacionais e ciclo motivacional(Kurt)
(Aderbal)

A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. A Administração Científica baseava-se na concepção do homo economicus, segundo a qual o comportamento do homem é motivado exclusivamente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Toda a Abordagem Clássica da Administração se alicerçava nessa estreita teoria da motivação. AExperiência de Hawthorne teve o mérito de demonstrar que a recompensa salarial – mesmo quando efetuada em bases justas ou generosas – não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho. Elton Mayo e equipe propuseram uma nova teoria da motivação antagônica à do homo economicus: o ser humano é motivado, não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensassociais e simbólicas. Assim a motivação refere-se às forças dentro de cada pessoa que a conduzem a um determinado comportamento.

Teoria de campo de Lewin
Kurt Lewin em suas pesquisas sobre o comportamento social já se referia ao importante papel da motivação. Para explicar a motivação do comportamento, elaborou a teoria de campo, que se baseia em duas suposições fundamentais:
a. Ocomportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes.
b. Esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais outras partes.
O comportamento humano não depende do passado ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente. Esse campo dinâmico é "o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente...
tracking img