Na companhia das drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na companhia da droga

In the company of drug






Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar a gravidade do uso de drogas dos usuários do Albergue Noturno Dias da Cruz. Para tanto, foram abordados temas como a drogadição, o albergue e a pessoa em situação de rua em uma visão geral. Apenas uma parcela da população de rua freqüenta os abrigos e albergues disponíveis na rede deAssistência Social e ao usufruir do albergue eles abdicam, desde o momento que entram até sua saída, do uso de álcool ou substancias psicoativas. No entanto, através de uma pesquisa realizada no albergue pode-se perceber que a gravidade do uso de drogas não é reduzida pelo fato de estarem freqüentando albergues.

Palavras-chave: substancias psicoativas; situação de rua; albergue.



Abstract:This article aims to show the seriousness of drug users of the Albergue Noturno Dias da Cruz. For this purpose, including topics such as drug addiction, the hostel and the person on the street in an overview. Only a portion of the homeless frequents shelters and hostels that are available at social welfare and to enjoy the hostel they abdicate from the moment they enter until they leave, use ofalcohol or psychoactive substances. However, through a survey conducted at the hostel can be seen that the severity of drug use is not reduced by the fact that they were frequenting hostels.

Keyword: psychoactive substances; homeless; hostel





INTRODUÇÃO


A população de rua apresenta-se atualmente como um grupo social com dimensões quantitativa e qualitativamente novas narealidade atual. A necessidade de viver nas ruas faz com que sejam criadas alternativas de sobrevivência e de transformação da realidade que se apresenta a cada dia. Face às mudanças contemporâneas, poucas alternativas restam para a população que sobrevive das ruas.
A rede de Assistência Social na cidade de Porto Alegre conta com instituições voltadas exclusivamente para atender essepúblico-alvo. No eixo social, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) está inserida na rede quee tem como objetivo central promover a inclusão social. Há também albergues (Albergue Municipal, Albergue Noturno Dias da Cruz e Felipe Diehl), abrigos (Marlene e Bom Jesus) e casas de convivência diurnas.
Nos albergues há oferta de leito, roupa de cama, cobertores, roupa para trocar, material dehigiene e alimentação; além do trabalho técnico dos profissionais que atuam realizando encaminhamentos, fazendo atendimentos, garantindo condição de convivência. Cabe salientar que apenas uma parcela dessa população freqüenta os abrigos e albergues disponíveis na rede de Assistência Social.
Os serviços de abrigagem deixam de ser freqüentados por parcela dessas pessoas diante das regrasneles estabelecidas em função da necessidade de organização e convivência que envolvem questões básicas, como não fazer uso de álcool e drogas no local e tomar banho; também deve-se ao fato de que não há vagas suficientes para toda a população de rua de Porto Alegre. Sob esse ponto de vista, torna-se muito heterogênea a população em situação de rua.
As drogas fazem parte da realidade das ruas,seja como alternativa para minimizar a fome e o frio, seja como elemento de socialização entre os membros dos grupos de rua. Snow e Anderson (1998) afirmam, inclusive, que o uso de drogas é considerado há muito tempo como uma das dimensões culturais que compõem o estilo de vida de quem vive na rua. Portanto, estar em abstinência é um grande desafio para essas pessoas, mesmo que disso dependa aprópria sobrevivência.
De acordo com Bulla et al (2004), as pessoas em situação de rua apresentam-se com vestimentas sujas e sapatos surrados, denotando a pauperização da condição de moradia na rua. A perda de vínculos familiares, decorrente do desemprego, da violência, da perda de algum ente querido, perda de auto-estima, alcoolismo, drogadição, doença mental, entre outros fatores, é o...
tracking img