Mwd - measurement while drilling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS







ANDRÉ ESCAFURA







MWD - Measurement While Drilling















Cabo Frio – RJ
2011






I - INTRODUÇÃO







Measurement While Drilling (MWD), na indústria do Petróleo, é um sistema desenvolvido para executar a perfuração de poços e medidas relacionadas, transmitindoinformações para a superfície durante a perfuração de um poço. Ferramentas MWD são definidas como parte do fundo do poço. As ferramentas ficam contidas dentro de um colar da broca (tipo sonda) ou são incorporadas aos colares.
O sistema pode adquirir muitas informações, algumas MWD , muito avançadas, pode medir o início da pressão e recolher amostras dessa formação. A MWD também auxilia a telemetria.
Asinformações são armazenadas nas ferramentas de MWD, alguns resultados são transmitidos para a superfície em tempo real através da pulsação do fluído de perfuração e por outros métodos mais avançados.
Alguns sistemas MWD mais avançados têm a capacidade de receber as informações e de configurá-las para ligar e desligar as bombas de lama, podendo também alterar a velocidade da rotação da brocainterferindo na velocidade da perfuração, inclinação e direção.

[pic] [pic]
(HALLIBURTON IMAGENS - MWD)

II - DESENVOLVIMENTO






INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS


MWD são ferramentas capazes de fazer análises de perfuração direcionais em tempo real, essas ferramentas usam os magnetômetros e os acelerômetrospara medir a inclinação com análises em intervalos de 30 pés (10 metros), auxiliando a calcular a localização do poço.
Essas informações permitem que os operadores possam intervir caso a broca possa vir a “cruzar” uma área não autorizada. No entanto, devido ao custo muito elevado, não é utilizado o MWD poços verticais.
O uso principal das pesquisas em tempo real está ligado a “PerfuraçãoDirecional”.
[pic]
(Perfuração Direcional)

Algumas informações transmitidas pela MWD:

• Velocidade e rotação da coluna de Perfuração
• Temperatura do poço
• Torque e peso que a coluna sofre próximo à broca
• Volume e fluxo de lama

O uso dessasinformações permite que o operador perfure de forma mais eficiente, garantindo que alguns instrumentos, como motor de lama e outros itens da coluna de perfuração, continuem trabalhando de forma correta.




PROPRIEDADES DA FORMAÇÃO

MWD combinadas com Logging While Drilling (LWD), conseguem adquirir propriedades da formação do poço. Quando os dados chegam às superfícies são montados um LOG, é umaanálise de formação rochosas em superfícies, tendo o interesse de confirmar a porosidade, permeabilidade e conteúdo líquido.
LWD (Logging While Drilling) é um material capaz de medir características geológicas, como:

• Densidade
• Porosidade
• Resistividade
• Pseudo Paquímetro
• Inclinação da Broca
• Ressonância Magnética
• Pressão da Formação[pic]











MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE DADOS


Telemetria de Pulso de Lama: Este é o método mais comum de transmissão de dados usado pelo MWD.
Poços de uma válvula são operados para restringir o fluxo de lama de perfuração, de acordo com a digital (tecnologia que usa dados, valores discretos, descontínuos) de informações aserem transmitidas, criando flutuações de pressão representando as informações. As variações de pressão que propagam do fluído de perfuração é o que representa as informações.
Quando na superfície, essas variações de pressão são processadas, sendo decodificadas pelo computador.

Essa tecnologia está disponivel em três tipos:

• Pulso Positivo: Funciona fechando e abrindo válvulas...
tracking img