Musicas populares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÚSICAS POPULARES BRASILEIRAS


PAGODE é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro, a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais, muito comuns no subúrbio da cidade. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.
No início, o pagode não era exatamente um gênero musical. Pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acaboutornando-se sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Prova de que o nome em nada tem a ver com o ritmo, é a música “Pagode de Brasília” gravada por Tião Carreiro em 1959, cuja roupagem em nada lembra nenhuma das variações do samba. Isso pode ser bem percebido pela letra “Pagode do Vavá” de Paulinho da Viola, “Pagode pra valer” de Leci Brandão ou qualquer outra do grupo Fundode Quintal, considerado por muitos o primeiro grupo de pagode do Brasil.
O pagode designa festas, reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida. Surge como celebração do samba em meados do século XIX e se consolida no século XX no Rio de Janeiro.
Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas. No final da década de 1970, no Rio de Janeiro o termopassou a ser associado a festas em casas e quadras dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares do Centro do Rio e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam.
E após a década de 70, começaram a associar o nome pagodeaos sambas feitos por grupos musicais, normalmente em músicas com temáticas românticas ou com versos de improviso. Porém o nome que melhor se aplicaria a estes seria o samba dolente e o partido alto.
E na década de 1990, o pagode ganhou uma roupagem mais comercial, influênciado por outros gêneros como R&B e Soul Samba-Rock, Funk carioca e Axé musica com grandes índices de vendagem. Grupos nãosó cariocas, mas também paulistanos tiveram um êxito, notadamente por tocarem um estilo mais romântico. Hoje, este pagode comercial convive com o de raiz, e ambos têm sucesso comercial no Brasil
Com o passar do tempo, o gênero passou a incorporar, às vezes, instrumentos como o teclado (como em "Parabéns Pra Você", do Fundo de Quintal) e na década de 1990, opagode ganhou uma roupagem mais comercial,influenciado pela aparição de diversas bandas que vinham de São Paulo, originando o Pagode Romântico (ou pagode paulista) com musicas que atingiram grandes índices de vendagem. Hoje, este pagode comercial convive com o de raiz, e ambos têm sucesso comercial no Brasil Soul Samba-Rock, Pop e Axé music com grandes índices de vendagem.



PRINCIPAIS PAGODE

DÉCADA DE 80
BEM NO ÍNTIMO -KATINGUELÊ
CASAL SEM VERGONHA – ZECA PAGODINHO
MARAVILHA POR TE AMAR – OS TRAVESSOS

DÉCADA DE 90
ABSOLUTA – NEGRITUDE JR
A PRINCESA E O PLEBEU – WAGUINHO
TEMPO PERDIDO – RAÇA NEGRA
DÓI DE MAIS – SÓ PRÁ CONTRARIAR

DÉCADA DE 2000
BUQUÊ DE FLORES – THIAGUINHO
TÁ VENDO AQUELA LUA – EXALTASAMBA
ASSIM VOCÊ MATA O PAPAI – SORRISO MAROTO
















SAMBA é um gêneromusical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas (Angola) surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam avida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.
O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917,...
tracking img