Musica popular brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tradicionalmente, o Brasil festeja o Carnaval ao som dos ritmos tradicionais da folia: samba, samba enredo, axé, frevo e marchinhas. Independentemente da preferência musical de cada um, há de se concordar em um ponto: o Brasil é um dos celeiros musicais mais férteis do mundo, onde gêneros e subgêneros vão sendo criados a todo momento.
Nesse especial, a Biblioteca Virtual vai percorrer os ritmosque fazem sucesso o ano inteiro e que nem todo o país conhece. Há gêneros e artistas locais que fazem um sucesso estrondoso em suas regiões - muito mais até que os próprios artistas mais conhecidos e divulgados pelo mercado musical - mas que, curiosamente, não chegam ao conhecimento de todos. Para conhecer um pouco mais esses ritmos tão diferentes, traçamos um mapa resumido da música popular noBrasil.
 

História de origem da Musica Popular Brasileira

O Brasil é um caso de um encontro feliz de diversas culturas musicais. A música brasileira é, basicamente, fruto da fusão de elementos indígenas, europeus (sobretudo da influência portuguesa) e africanos.
Antes da chegada dos primeiros colonizadores portugueses, os índios realizavam rituais e festas acompanhadas por cantos e músicasexecutadas com flautas, apitos, chocalhos e tambores. Quando as primeiras missões jesuítas se estabeleceram por aqui, os padres ensinavam aos índios noções de música europeia, principalmente música sacra. Curiosamente, alguns textos e canções católicas eram traduzidos para o tupi e cantados pelos índios, ao mesmo tempo em que eles executavam as suas próprias danças; como foi o caso da catira. Estadança (que ainda tem outros nomes como o cateretê, cantochão, xiba ou chiba) ainda é executada em muitos estados brasileiros, onde o ritmo é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos e acompanhado por violas.
A estratégia - muito esperta, por sinal - dos padres era introduzir, aos poucos, a catolicismo entre os índios. Outros frutos da fusão entre tradição portuguesa e indígena foram oreisado e o bumba-meu-boi, que mais tarde ganharam um tempero africano, depois que os primeiros escravos foram trazidos para cá. Você pode ver um exemplo de apresentação de catira no vídeo abaixo:
Aliás, apesar da importância da influência indígena, ela ainda é bem menor se comparada às influências trazidas pela musicalidade europeia (portuguesa) e africana para a formação da música brasileira. Comtoda a certeza, os negros africanos nos brindaram com elementos fundamentais que estão presentes em quase todos os gêneros surgidos até aqui. A música africana, intimamente ligada à religiosidade, trouxe sonoridades e instrumentos novos, como o berimbau, a cuíca, o agogô, o atabaque e outros instrumentos de percussão.
O candomblé, religião afro-brasileira de culto a orixás de origem africana(divindades que representam elementos da natureza), exerceu grande influência na cultura e na música brasileira. A religião é chamada (e adaptada) por diversos nomes, dependendo da região: no Maranhão e na Amazônia chama-se "tambor de mina"; do Rio Grande do Norte até Sergipe é "xangô" e no Rio Grande do Sul é "batuque". Outro exemplo dessa mistura (sincretismo) das religiões é a umbanda, que fundereligiões africanas, catolicismo e espiritismo. A capoeira - mistura de dança, luta e música - era praticada pelos escravos como manifestação de culto às suas tradições e resistência aos seus escravizadores. No passado, era foco de perseguição e preconceito; com o tempo passou a ser aceito e incorporado à cultura brasileira e, atualmente, tem seus fãs até mesmo fora do Brasil. Inclusive, muitosgêneros musicais mais populares tiveram trajetória semelhante: preconceito e rejeição inicial; rompimento dos limites dos guetos de origem; popularização e ganho de novas "roupagens"; aceitação por parte das elites e da mídia oficial. Esse foi o caso do samba, está acontecendo com o funk carioca, e assim por diante.
Em 1960 surgiu o termo MPB (Música Popular Brasileira), com a segunda geração da...
tracking img