Museu do ipiranga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A idéia de erguer um monumento em homenagem à independência do Brasil no local da proclamação, às margens do rio Ipiranga, surgiu meses depois ao acontecimento. No entanto, por falta de verbas e deentendimentos quanto ao tipo a ser criado, somente após 68 anos da proclamação que a idéia se concretizou com a inauguração do edifício-monumento, em 1890. Para tal, em 1884 foi contratado comoarquiteto o engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi.
O estilo arquitetônico adotado, eclético, há muito estava em curso na Europa e viria marcar, a partir do final do século XIX, a transformaçãoarquitetônica de São Paulo. Bezzi utilizou, de forma simplificada, o modelo de palácio renascentista.
Atualmente o museu é um dos ícones da cidade e sua importância é marcada tanto pela imponência do prédioe de suas instalações quanto pela grande parte da história do Brasil que abrange. Conta com um acervo de mais de 125 mil peças, entre mobiliários, trajes e utensílios que pertenceram a figuras dahistória brasileira como bandeirantes, imperadores e barões paulistas do café.
Há ainda coleções de armas brancas, peças da Revolução Constitucionalista de 1932 e uma sala reservada a Santos Dumont,pioneiro da aviação, com maquetes de seus aparelhos e objetos de uso pessoal. Além disso, as instalações do museu abrigam uma biblioteca com cem mil volumes, um Centro de Documentação Histórica com 40mil manuscritos e laboratórios de conservação e restauração de peças e documentos. Ao redor do prédio, um grande e belíssimo jardim é utilizado como recanto para os românticos, usado para os exercíciosde quem gosta de ginástica ou para recreação das crianças.
O espaço também promove cursos, seminários e outros eventos, bem como presta serviços à comunidade, atendendo instituições, pesquisadores,professores, estudantes e público em geral e ainda presta assessoria e consultoria, além de distribuir publicações da instituição.
Um sinal do amor do paulistano para com a área é a interferência e...
tracking img