Museu do ipiranga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Educação










Museu do Ipiranga.


O museu Paulista ou museu do Ipiranga, como é conhecido, é o mais antigo da cidade de São Paulo, foi inaugurado no ano de1895 e é localizado nas margens do riacho Ipiranga e ao fundo do parque da Independência, onde D. Pedro I declarou independência.
Em frente ao museu, tem o belíssimo jardim, que foi inspiradonos jardins do Palácio de Versailles. Vimos também o Monumento da Independência, a capela Imperial Leopoldina e no parque do Ipiranga, fomos na Casa do grito.
Antes de começarmos a visitadentro do museu, assistimos a um pequeno filme mostrando que o museu, construído em forma de palácio, diferente de muitos outros no mundo todo, foi feito para ser museu desde o principio com um enormeacervo.
O museu é dividido em três partes e em cada parte com salas temáticas mostrando um pedaço diferente da historia. No subsolo, passamos por um enorme corredor com inúmeros objetos do séculoXVIII e XIX e outra parte reservada para a história dos tropeiros, em seguida, tem uma espécie de sala secreta onde fica uma enorme coleção de ferros de passar roupas.
Indo para o térreo, temosa linda vista do saguão de entrada que nos levam para a escadaria que mostra um corredor com vários objetos, mas o que chama mais a atenção é o carro de bombeiro da época, do outro lado da escada tema exposição de diversos quadros retratando os acontecimentos históricos no Brasil.
No primeiro andar, fica o salão Nobre, onde fica a parte que é mais procurada por todos: a tela Independênciaou Morte e também a maquete do museu com mínimos detalhes.
O museu possui muitos itens como livros, documentos móveis, armas e munições, objetos indígenas, esculturas, cerâmicas, pinturas,utensílios e ferramentas e artigos de uso pessoal, mas a parte que nos chamou mais atenção foi à sala dedicada a Santos Dumont,
Por fim, atrás do museu, tem muitas árvores que não são típicas...
tracking img