Musculos e atividades fisicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Fisiologia humana é o ramo das ciências biológicas que estuda as funções do organismo humano e as suas interações com o meio ambiente interno e externo; apoiando-se em praticamente, todos os camposdas ciências naturais. Os fisiologistas investigam e tentam explicar as várias etapas do desenvolvimento humano, desde a concepção, nascimento, crescimento e morte, até processos intelectuais comoaprendizagem, memória, raciocínio e etc.

O corpo humano constitui-se de vários órgãos, cuja atividades, embora especializadas, depende de uma coordenação, afim de conferirem a eficiência,versatilidade e equilíbrio necessário as complexas formas de comportamento entre os mecanismos que interferem nessa coordenação destacam-se:

A - Um sistema de transporte, o sistema circulatório, encarregadode levar substâncias a diversos órgãos, onde serão aproveitadas imediatamente, armazenadas ou eliminadas.

B - Um sistema de órgãos, o sistema endócrino, responsável pela síntese de hormônios queatravés do sistema circulatório excitam ou estimulam diferentes tecidos.

C - Um sistema nervoso, responsável pela transmição de estímulos de uma região do corpo para outra.

Os músculos sãoconstituídos por células (fibras musculares) tecido conjuntivo, vasos sangüíneos e fibras nervosas, as quais controlam a sua contração. O tecido muscular caracteriza-se principalmente por duas propriedadesfundamentais contratibilidade e condutibilidade.

Os diferentes tipos de músculos podem ser classificados de acordo com suas características morfológicas ou fisiológicas.

Morfologicamente osmúsculos podem ser estriados ou lisos, sendo que os estriados encontram-se freqüentemente presos ao esqueletos, por isso também são chamados músculos esqueléticos, já os músculos lisos são responsáveis pelaformação dos órgãos internos (vísceras orgânicas) e vasos sangüíneos.

Fisiologicamente os músculos podem contrair-se de acordo com a vontade própria, são os chamados músculos voluntários; e se...
tracking img