Muscovidose ereditaria

641 palavras 3 páginas
Mucoviscidose (também conhecida como fibrose cística) é uma enfermidade hereditária, com a qual algumas crianças nascem e que causa o mau funcionamento de certas glândulas do corpo e dos sistemas respiratório e digestivo.
Na mucoviscidose, as glândulas exócrinas produzem um muco pegajoso e espesso, que afeta o organismo da seguinte forma: no aparelho respiratório: este muco bloqueia os canais bronquiais provocando dificuldade para respirar, tosse crônica e infecções por bactérias alojadas neste muco; no aparelho digestivo: o muco evita que as enzimas digestivas cheguem ao intestino delgado para aproveitar as substâncias que os alimentos contêm. O muco pode também bloquear os canais condutores do fígado e do trato digestivo.
A mucoviscidose não é contagiosa e já é possível detectá-la antes do nascimento. Não é causada por algo que a mãe tenha feito ou ingerido durante a gravidez e, por hora, não tem cura. No entanto, um tratamento permanente pode permitir que as crianças possam desenvolver-se e levar uma vida ativa, alegre e produtiva.
Os sintomas podem variar em cada caso, mas os mais comuns são: tosse crônica, respiração agitada, infecções respiratórias e pneumonias; dificuldade em ganhar peso; pólipos nasais e alargamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés; movimentos intestinais anormais (evacuações abundantes, freqüentes e de mau cheiro); sabor muito salgado na pele (o teor de sal no suor é 4 a 5 vezes maior que o normal);
Com um ou mais sintomas destes, o paciente deverá ser examinado pelo médico imediatamente. O diagnóstico precoce e oportuno, e o tratamento iniciado o quanto antes são essenciais.
Se, por algum dos sintomas anteriores, há suspeita de mucoviscidose, deve-se pedir ao médico o seguinte: a prova do suor: é a mais simples e confiável prova. Por meio do método de iontoforese de pilocarpina, as glândulas do suor são estimuladas em uma pequena parte da pele. A análise dessa prova mostrará os níveis de cloro e sódio do suor. Se os índices

Relacionados