Mundo arabe-islamico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Apresentação______________________________pg:
Pesquisa__________________________________pg:
mundo arabe_______________________________pg:
Anexos___________________________________pg:Conclusão_________________________________pg:
Bibliografia________________________________pg:


























Apresentação

Mundo árabe ou arabofonia, referem-seao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo, a norte do Corno de África, até o nordestedo oceano Índico. Consiste de 24 países e territórios, com uma população de 325 milhões de pessoas em dois continentes.































Pesquisa

AArábia está localizada numa região desértica, entre o mar Vermelho e o Golfo Pérsico. A maioria de seu território é impróprio para a agricultura; sua população, durante muitos séculos, dedicou-se aopastoreio.
Do início de seu povoamento até o fim do século VI, a Arábia não possuía um poder político centralizado e se achava dividida em duas regiões distintas:

Arábia desértica: nesta região, quecorresponde à maioria do território árabe, viviam os beduínos, tribos nômades-pastoris em constante disputa pelos oásis e poços de água.

Arábia feliz: esta região era formada por tribossedentárias, organizadas sob forma de clãs familiares, que, nas regiões litorâneas da Península.

Arábica, desenvolviam uma economia agrícola e mercantil. Nela surgiram as principais cidades árabes,verdadeiros centros comerciais como Meca e Yatreb. Pontos de passagem de caravanas que ligavam o Oriente ao norte da África, nessas cidades, sobretudo em Meca, surgiu uma aristocracia mercantil, formada porfamílias que dominavam o comércio. Em Meca, esse papel era desempenhado pela tribo coraixita. (ARABES URBANOS) A religião da Arábia pré-islâmica também favorecia a importância da cidade de Meca....
tracking img