Fhc- teoria sociologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cardoso (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931) Como sociólogo, FHC escreveu obras importantes para a teoria do desenvolvimento econômico e das relações internacionais. Sua teoria sugere que os países subdesenvolvidos devam se associar entre si, buscando um caminho capitalista alternativo para o desenvolvimento, livrando-se da dependência das grandes potências. FHC era contrário à tese de que ospaíses do terceiro mundo se desenvolveriam só se tivessem uma revolução socialista.
O presidente secundado pelo sociólogo: qual sociologia?
Esta rápida consideração do trabalho sociológico e da carreira política recente de Fernando Henrique Cardoso, que sem dúvida alguma exigiria desenvolvimentos mais extensos, permite ao menos constatar que as disposições e os capitais mobilizados para abrir ocaminho para a presidência da República não são de forma alguma os mesmos que aqueles empregados para construir os trabalhos sociológicos que asseguraram seu prestígio científico. O exame de suas publicações constitui o indicador mais nítido da política como carreira escolhida nos últimos 25 anos: se todas as obras anteriores a 1978 mostram uma preocupação constante com a constituição do materialempírico que permita demonstrar as teses sociológicas sustentadas pelo autor, as publicações do período posterior limitam-se a reunir todos os argumentos capazes de justificar as tomadas de posição e as ações no campo político. Não se trata aqui de sublinhar o caráter ideológico desses escritos, mas de entender que eles estão a serviço de outro objetivo que não o de dialogar com seus pares, cientistassociais. Seguramente não foi graças aos seus esforços intelectuais que Fernando Henrique abriu o caminho de seus sucessos eleitorais; como a entrevista citada no começo deste artigo assinala, a maior parte do tempo do mandato presidencial foi consagrada a assegurar a confiança de eventuais aliados políticos e a reforçar suas chances eleitorais, como todo especialista da política.
Em livroeditado a partir de um diálogo com o ex-presidente português Mário Soares, Fernando Henrique reafirma que a política o "fascina" e lhe proporciona "realização pessoal", motivos que o levam a usar todos os seus atributos internalizados como professor e pesquisador como recursos do "jogo político" (Cardoso e Soares, 1998, p. 53). Para compreender a rápida ascensão de Fernando Henrique à mais altamagistratura, é de pouca valia conhecer os modelos de análise que elaborou e as teorias que adotou em sociologia; mas é indispensável conhecer as redes sociais que deram significado e substância à sua atividade de sociólogo, pois foi a mobilização dessas redes, com outros fins que a produção do conhecimento, que tornaram possível sua carreira política. As duas conferências de Max Weber citadas no iníciodeste artigo, proferidas em tempos de fim da Primeira Guerra Mundial, momento de enorme desencantamento com o mundo da política na Europa, demonstram a relevância de se estudar a concorrência entre os especialistas da produção do conhecimento, sem assimilá-la aos mecanismos de concorrência entre os especialistas da política; os três livros publicados por ou sobre Fernando Henrique durante o mandatopresidencial parecem constituir a melhor prova da pertinência da proposição de Max Weber.
Situado na interseção do campo das ciências sociais — que se ampliava e se diversificava desde o início dos anos de 1970, com a nova amplitude conquistada pela antropologia social e pela ciência política — com o campo político, ele buscou colocar todo o prestígio adquirido como sociólogo a serviço de suasnovas atividades políticas. Se Fernando Henrique pôde herdar de seu pai relações de confiança e de prestígio com políticos como Ulysses Guimarães e Franco Montoro, isso se deveu à frente de oposições ao regime militar e à sua posição de mediador entre cientistas e políticos. Seu afastamento da comunidade científica manifestou-se ainda por meio dos objetos e das maneiras de tratar as questões...
tracking img