Mumford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento de História PET-História Fichamento Tutora: Prof. Dr. Eunícia Fernandes 2010.1

MUMFORD, Lewis. “Paraíso Paleotécnico: Coketown” In: A cidade na história. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [1961] Bianca Miki1 Sobre o autor: Lewis Mumford (1895-1990) foi um escritor norte-americano que escreveu a respeito do impacto da urbanização sobre os homens ao longo da história. Apesar de nãoter concluído nenhuma faculdade – teve que sair da City College of New York devido a tuberculose – trabalhou em diversos periódicos de respeitado valor na área de arquitetura e urbanismo. Preferia o título de escritor e não de historiador. A obra publicada em 1961, A cidade na história, ganhou o US National Book Award, um respeitado prêmio literário norte-americano.

Tese central do autor: Autorprocura explicitar o caos que se instaurou no meio urbano após a Revolução Industrial.

Legenda: Entre “aspas”: frases retiradas do texto. Na cor vermelha: frases minhas.

1 – Como nasceu Coketown Pg 483: “a tendência à concentração nas atividades econômicas [...] vinha crescendo continuadamente desde o século XVI”. “A rotina escrava das minas, cujo trabalho constituía um castigo intencionalpara os criminosos, tornou-se o ambiente normal do novo trabalhador industrial”. Homens industriais eram mutilados e mortos como num campo de batalha. “Os agentes geradores da nova cidade eram a mina, a fábrica e a ferrovia”.

Aluna do 5º período da graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Voluntária PET desde 2010.1.

1

1

Pg 484: “Em todos os bairros,os antigos princípios de educação aristocrática e cultura rural eram substituídos por uma devoção unilateral ao poder industrial e ao sucesso pecuniária [relativo ao dinheiro], algumas vezes disfarçada de democracia”. “A nova concepção do destino humano [...] apoiava-se numa doutrina de exerção produtiva, avareza consumidora e negação fisiológica; e tomava a forma de um generalizado abandono dasalegrias da vida, semelhante àquele exigido pela guerra, durante um sítio”. “Entre 1820 e 1900, a destruição e desordem, dentro das grandes cidades, é semelhante àquela de um campo de batalha”. Em sua análise, o autor mistura a Primeira Revolução Industrial e a Segunda Revolução Industrial, pois ambas fazem parte do mesmo processo de Revolução que é a que ele denomina como Paleotécnica. Afirma queo nome Coketown vem de uma obra de Charles Dickens – obra publicada em 1853. “O industrialismo, a principal força criadora do século XIX, produziu o mais degradado ambiente urbano que o mundo jamais vira; na verdade, até mesmo os bairros das classes dominantes eram imundos e congestionados”. – a palavra força criadora já aponta para o significado de paleotécnico, que quer dizer os primórdios datécnica; ou seja, no século XIX nasceu um novo mundo que é agora dominado pela técnica industrial. Paleolítico é o período da Pedra Lascada, em que os homens começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada – período de 2.5 milhões a.C. até 10 mil a.C. Base política: abolição das guildas que protegiam os trabalhadores, a implantação de um mercado de trabalho competitivo, e a dependênciaestrangeira como fonte de matéria-prima. Base econômica: mina de carvão, ferro e máquina a vapor. Pg 485: O surgimento do indivíduo atômico foi uma democratização da concepção barroca do príncipe despótico. Entretanto, ele estava longo de ser um déspota esclarecido, pois se preocupava apenas com seu desejo de aumentar as suas riquezas. “Talvez o fato mais importante de toda a transição urbanafosse o deslocamento de população que ocorreu em todo o planeta”. “Urbanização aumentou quase em proporção direta à industrialização”. Pioneirismo da terra e pioneirismo da indústria: o primeiro foi aquele que povoou as Américas, a África e a Austrália. O segundo foi o que levou os excedentes de produção para as novas aldeias e cidades industriais – os dois tipos chegaram em ondas sucessivas. Pg...
tracking img