Multiplexadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Multiplexadores – Suas Funções e utilidades.
O multiplexador é um circuito combinacional dedicado com a finalidade de selecionar, através de variáveis de seleção, uma de suas entradas, conectando-aeletronicamente à uma única saída. Esta operação é denominada multiplex ou multiplexação, que significa seleção e tanto as entradas como a saída são denominadas também de canais deentrada e saída. Como exemplo, quando se escolhe um canal de televisão através do controle remoto se efetua na verdade uma seleção entre as várias emissoras existentes. As emissoras correspondemàs entradas, a tela de TV à saída e o controle remoto faz a função do Multiplexador.

Dentre as inúmeras aplicações nos sistemas digitais podemos citar:
- seleção de informações digitais para umdeterminado circuito;
- seleção de informações digitais para serem transmitidas a outro sistema digital;
- serialização de informações de vários bits;
- implementação de expressões booleanas.O uso de multiplexadores, decodificadores e PALs (Arranjos Lógicos Programáveis) é uma opção vantajosa em relação às portas lógicas, sendo assim muito utilizados. Na presente experiência, serãoutilizados apenas os multiplexadores e decodificadores. Por esta razão é importante conhecer os tipos de circuitos integrados MSI disponíveis no mercado. Somente deste modo é possível projetar um sistemautilizando os componentes disponíveis da melhor forma possível.

Multiplexador Canais
Um Multiplexador de duas entradas precisa de apenas uma variável de seleção. Como a seleção das entradasnão depende do nível lógico das mesmas a tabela-verdade que representa o funcionamento deste multiplexador deve ter na mesma coluna da saída, ao invés de níveis lógicos. E tambémexistem de quatro entradas e oito.
Associação paralela de multiplexadores
Esta associação é importante quando se necessita selecionar informações digitais de vários bits simultaneamente....
tracking img