Multiplexadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Multiplexadores

INTRODUÇÃO
Os MUX e DEMUX ou ainda Multiplexadores e Demultiplexadores são sistemas digitais que podem processar informações de diversas formas, funcionando como conversoressérie/paralelo e vice versa.
MULTIPLEXADOR
Um multiplexador ou abreviadamente MUX é um sistema digital que possui diversas entradas diferença onde aparecem informações na forma digital, uma saída de dadose entradas de controle, conforme mostra a figura.

Os sinais aplicados às entradas de controle determinam qual entrada vai ser conectada à saída, transferindo assim seus sinais. Em outras palavras,com um MUX é possível selecionar qual entrada vai ser conectada a saída, isso simplesmente por meio de comandos lógicos.
Uma tabela verdade pode ser associada ao multiplexador que demos como exemploem que temos 4 entradas e uma saída:

Veja então que, quando desejamos que a entrada E2 seja a conectada a saída, transferindo seus sinais, tudo que temos de fazer é levar a entrada de controle C0ao nível baixo e a entrada C1 ao nível alto.
Perceba também que a quantidade de linhas de controle depende justamente da quantidade de entradas que devem ser selecionadas. Para um MUX de 4 entradasprecisamos de 2 entradas de controle, pois com dois dígitos cobrimos as 4 combinações possíveis de estados de controle.
Para um MUX de 8 entradas, como o mostrado na figura 2, precisamos de 3 entradasde controle, de modo a se obter as 8 combinações de estados que definem qual entradas será a ativada.

A implementação de um multiplexador com portas lógicas pode ser  feita com relativafacilidade. No caso do multiplexador de 4 entradas e uma saída que tomamos como exemplo inicial podemos usar portas AND e OR além de inversores conforme mostra a figura

A função de multiplexador pode serencontrada tanto em circuitos integrados de tecnologia CMOS como TTL e nestes componentes temos ainda a possibilidade de encontrar uma entrada adicional de inibição INHIBIT que serve para desativar o...
tracking img