MULTINACIONAIS: Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945. O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.
A instalação de uma filial em países em desenvolvimento ocorre, na maioria das vezes, através de benefícios do governo (doação de terreno e isenção de impostos). Nos locais onde ocorre a construção de uma filial há geração de empregos e desenvolvimento industrial. No entanto, os lucros obtidos por essas empresas são destinados à construção de novas filiais em outros locais, e uma parte vaipara a matriz localizada no país de origem.
O processo de globalização contribuiu bastante para a atuação das empresas multinacionais, pois proporcionou condições de telecomunicação e transporte, elementos essenciais para a atuação dessas empresas em escala mundial.
TRANSNACIONAIS: Uma empresa transnacional é uma entidade autônoma que fixa suas estratégias e organiza sua produção em bases internacionais, ou seja, sem vínculo direto com as fronteiras nacionais, sendo acusadas por alguns, por este motivo, de não serem vinculadas a qualquer país, mesmo àquele no qual se originou. É um termo concorrente com empresa multinacional.
Basicamente, uma empresa transnacional foi um resultado da Fragmentação do Processo Produtivo, em que as multinacionais perderam suas fronteiras graças ao desenvolvimento dos transportes e da comunicação, sobretudo a partir da 3ª Revolução Industrial.
Uma empresa transnacional não tem capital social pertencente qualquer país em particular e não [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Multinacionais e transnacionais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multinacionais-e-Transnacionais/173425.html

MLA

"Multinacionais e transnacionais" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multinacionais-e-Transnacionais/173425.html>.

MLA 7

"Multinacionais e transnacionais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multinacionais-e-Transnacionais/173425.html>.

CHICAGO

"Multinacionais e transnacionais." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multinacionais-e-Transnacionais/173425.html.