Multimidia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MARKETING DE REDE NA MODALIDADE “PONTO COM”: OPORTUNIDADE
DE SUCESSO OU APENAS PROMESSA?


Mariana Almira de Freitas Meira1 marianafmeira@hotmail.com

Lígia Ghisi2
ligia@univali.br




Resumo

O marketing de rede é um sistema de distribuição direta, que movimenta bens e/ou serviços, do fornecedor para o consumidor, por meio deuma cadeia de contratantes independentes. O desenvolvimento das tecnologias e a dinâmica comportamental das pessoas fazem o mercado apresentar mais um canal de distribuição para o marketing de rede, a modalidade “ponto com”. É nesta modalidade que muitas empresas surgem oferecendo produtos e serviços, assim como promessas de sucesso a fim de promover as transações comerciais por meio de relaçõesinterdependentes. O presente trabalho teve como objetivo analisar os anúncios de oportunidade em marketing de rede como uma alternativa de ação mercadológica na Internet, na busca de uma caracterização do cenário virtual que oferece oportunidade de sucesso ao associado-consumidor. O universo foi identificado por meio de um sistema de busca on-line, e que 100 sites foram pesquisados. Com estainvestigação buscou-se traçar um panorama atual do Marketing de rede na Internet, baseado num modelo de funcionamento com poucas informações institucionais, revelando pouca interação e esclarecimento sobre a atividade oferecida on-line, assim como os princípios de conduta são pouco citados, mas apresentam um alto grau de atratividade baseada em palavras desafiadoras.



Palavras-chaves: Marketing deRede.


1 INTRODUÇÃO


Kotler (2000) apresenta o conceito de marketing baseado na capacidade em realizar um convite ao cliente a participar do projeto do produto. Esta concepção exige das empresas um comportamento organizacional que permita tornar seus


1 Acadêmica do curso de Administração/Marketing e bolsista do Programa de Bolsas de Pesquisa do artigo 170. 2 Mestre em Turismo eHotelaria e professora-orientadora do Programa de Bolsas de Pesquisa do artigo 170.

2



produtos, serviços e condições de negociação mais flexíveis e o canal de distribuição necessita de meios de comunicação mais direcionados, utilizando a tecnologia nas atividades de relacionamento para transmitir mensagens mais coerentes com a configuração voltada para vontade do cliente.
O marketing tem sidodescrito como o processo de criar e resolver relações de troca, e este conceito pressupõe que as pessoas dão algo para receber algo que elas preferem como afirma Lamb Jr; Hair Jr; Mcdaniel (2004). A necessidade de trocar mercadorias resulta num esforço de relacionamento por parte de muitas pessoas envolvidas. Estas trocas permitem utilizar diferentes metodologias e ferramentas, tal como apublicidade e propaganda que vincula o marketing às ações de comunicação ou de vendas. Para desvincular aos dois termos, autor ainda cita a definição da Americam Marketing Assossiation, entidade internacional reconhecida, que padronizou a terminologia do marketing ao defini-lo como “o desempenho de atividades comerciais que direcionam o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor”.

Rocha;Christensen (1999) afirmam que o marketing possui várias modalidades, entre elas encontra-se o marketing de rede. O marketing de rede é uma junção do marketing de relacionamento, que tem o objetivo de buscar a qualidade do relacionamento com o cliente, com o marketing direto, pelo relacionamento direto entre vendedor (distribuidor) e cliente final.

O Marketing de rede para Peppers; Rogers (2003) éuma forma de distribuir os produtos/serviços diretamente aos consumidores sem a presença de intermediários, por meio de uma estrutura em rede disposta em laços e camadas de distribuidores independentes. Portanto, o marketing de rede é um sistema que permite levar produtos da indústria para o consumidor sem passar pelo varejo tradicional.
Percebe-se que com o Marketing de rede muitas empresas...
tracking img