Multimidia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Surgimento da multimídia
Na década de 1980 surgiu o conceito de Multimídia, que envolve, segundo Bugay&Ulbricht ,todo o espectro audiovisual, sendo um conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada de todos os meios de expressão e de comunicação, como desenhos, esquemas, fotografias, filmes, animações, textos, gráficos e sons, tudo isto coordenado por um programa decomputador. Multimídia também pode ser definida como a aglutinação de sons, imagens estáticas, vídeos e animações utilizados em conjunto com a tecnologia de computação.
Objetos virtuais, distinguem o termo multimídia dos termos hipermídia e hipertexto, estes considerados sinônimos pelos autores, e propõem o uso do termo hipermídia para trabalhos de multimídia grandes e em rede, como segue um sistema dehipermídia é um banco de dados distribuído de muitas informações (se só são suportadas informações textuais, alguns falam de sistemas de hipertexto), com referências cruzadas por vários tipos de vínculos, acessíveis para um grande número de pessoas (como usuários passivos ou como autores) e admitindo várias atividades de navegação, manipulação, comunicação e cooperativas.
2. Banco de DadosMultimídia
Ao contrário dos SGBD’s convencionais, os SGBD (MM) Multimídia se caracterizam pela incorporação de mídia contínua como vídeo, áudio e animação. Um dos grandes desafios é o armazenamento destes dados, em função da grande quantidade de bytes necessários para este fim.

3. Uso de SGBD’s convencionais para modelagem de dados multimídia
Em geral, um sistema de banco de dados necessita suportaras seguintes propriedades: persistência, consistência, desacoplamento das aplicações, interface, acesso multi-usuário e possibilidade de recuperação em caso de falha. Para modelar dados multimídia utilizando SGBD’s convencionais, as seguintes técnicas podem ser usadas:
4. Armazenamento de dados multimídia não interpretados:
O SGBD armazena os dados multimídia em atributos dos tipos campo longoou
BLOB (binário objeto grande) para suportar multimídia. No entanto esses tipos reduzem a visão de dados multimídia simplesmente a largos dados não interpretados, o que não é adequado para a rica semântica dos dados multimídia. Em particular, operações dependentes de tempo não podem ser modeladas, ficando o SGBD atuando apenas como um armazenador de dados. Nesse caso o SGBD provê apenas apersistência dos dados, “bufferização” do acesso aos dados, suporte a multi-usuário, recuperação e controle de autorização. Os dados armazenados ainda não são interpretados e as funções disponíveis para operá-los são genéricas. Se não forem providos mecanismos de abstração, não é possível o desacoplamento das aplicações multimídia, em relação à semântica dos dados. Cada aplicação tem que programar asemântica, por si mesma, inclusive determinar as técnicas de apresentação aplicáveis no objeto. Para processamento eficiente de dados contínuos, conceitos particulares de armazenamento e “bufferização” são necessários. Uma implementação baseada em campos longos de propósito gerais não suporta tais mecanismos, em geral, em SGBD’s relacionais, o armazenamento e recuperação de documentos multimídiaapresentam dificuldades adicionais, devido às estruturas hierárquicas complexas e estruturas seqüenciais, que tipicamente são difíceis de mapear para estruturas relacionais. Isso conduziria para muitas tabelas e expressões de recuperação complexas.

5. Uso de funções externas:
Para contornar essas limitações, alguns SGBD’s relacionais programaram algumas extensões para permitir a representação detipos de dados multimídia e extensões da linguagem de consulta, como por exemplo, o STARBURST e o POSTGRESS/Ilustra. Extensibilidade permite funcionalidades externas a serem incorporadas ao sistema. Alguns SGBD’s permitem o uso de funções externas para processar dados armazenados no banco de dados. Isso é devido às limitações da linguagem de manipulação de dados como a SQL.

6. Orientação a...
tracking img