Multidiciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escolha D para as expressões referentes ao currículo disciplinar; e T para as expressões referentes ao currículo transdisciplinar, conforme a síntese que Fernando Hernandez apresenta em seu livro:

Provas




Forte foco em questionamentos e pesquisa



Trabalho em grupo por projetos



Aprendizagem voltada à sala de aula



Livros-texto



Orientação curricular por temas ouproblemas



Rejeição de uma única fonte de informação, com priorização de fontes diversas



Conceitos disciplinares



Professor facilitador



Lições



Forte foco em atividades individuais



Aprendizagem voltada ao mundo real e às necessidades da comunidade



Parcialmente correta

Notas relativas a este envio: 0.92/1.

Question2

Notas: 1

Assinale asalternativas que caracterizam a metáfora da “rede” como estratégia de organização de currículo integrado. Mais de uma alternativa pode ser assinalada:

Escolha pelo menos uma resposta.



a. A noção de “rede” baseia-se na exploração de “ideias-chave”



b. As ideias-chave podem ser comparadas às estações de conexão por seu isolamento e relevância em disciplinas específicas



c. As“ideias-chave” transcendem uma disciplina



d. A noção de ideias-chave é equivalente à de currículo em espiral



e. A noção de “rede” foi proposta por Efland e favorece a prática do currículo transdisciplinar

Muito bem! Você identificou corretamente todas as alternativas que caracterizam a metáfora da “rede”, discutida por F. Hernández nas páginas 57 a 59.

A proposta de ideias-chavealinha-se à de transdisciplinaridade e estende-se a mais de uma disciplina, por isso é entendida como uma estratégia para a organização do currículo integrado. Além disso, a metáfora de “rede” foi associada à proposta de “ideias-chave” porque pressupõe a exploração de ideias importantes em campos diversos e, ao mesmo tempo, são interligadas. Historicamente, Efland (1997) propôs a noção de “rede” em1997; por carregar a ideia de que os conhecimentos são interligados e de que um único conhecimento permeia várias esferas, essa noção alinha-se ao currículo transdisciplinar.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Leia o parágrafo abaixo, retirado do livro de F. Hernández:

O currículo integrado pode ser usado [...] “como estratégia para que os alunos aprendamos procedimentos que lhes permitam continuar aprendendo ao longo de toda sua vida e, sobretudo, para que o conhecimento escolar seja atualizado e responda à necessidade de que a escola ofereça um suporte básico para explorar as diferentes parcelas da realidade e da experiência dos próprios alunos.”

Selecione as alternativas cujas ideias estão pressupostas no trecho anterior. Mais de umaalternativa pode ser assinalada:

Escolha pelo menos uma resposta.



a. A atualização do conhecimento escolar é necessária



b. É desejável que as pessoas aprendam por toda a vida



c. O currículo integrado favorece a aprendizagem significativa, porém restringe a visão dos alunos a uma única parcela da realidade



d. Faz-se necessária a exploração de diferentes parcelas darealidade



e. Há necessidade de que os alunos aprendam tudo o que precisam para a sua vida no período escolar

Muito bem! Você identificou corretamente todas as alternativas cujas ideias estão pressupostas no parágrafo de F. Hernández.

Ao ler o trecho extraído do livro de F. Hernández, podemos entender que a aprendizagem ao longo da vida deve ser privilegiada. Isso está implícito na sugestão doautor de buscar estratégias para que os alunos aprendam ao longo de toda sua vida. É possível perceber também que F. Hernández enfatiza a necessidade de oferecer aos alunos um conhecimento escolar atualizado ao mencionar uma das possibilidades do uso do currículo integrado “para que o conhecimento escolar seja atualizado”. Finalmente, uma das necessidades apontadas por F. Hernández é a de que...
tracking img