Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL




















SISTEMAS OPERACIONAIS

Visão geral de sistemas operacionais















Belo Horizonte

2012

ANHANGUERA EDUCACIONAL

























Sistemas Operacionais

Visão geral de sistemas operacionais





Trabalho apresentado aoProfessor Sandro Renato Dias da disciplina Sistemas Operacionais - turma do 1º Período, turno noite do curso Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.



















Belo Horizonte

2012




SUMÁRIO





Introdução 4

Sistemas Operacionais 5

Formações do profissional de administração desistemas 6

Funções exercidas pelo administrador de sistemas 7

Conhecimentos tecnicos especifco e/ou multidiciplinas 8

Resumo 9

Conclusão 10

Referências 11









































Introdução



Visão Geral de sistemas operacionais




Sistemas operacionais são softwares que garantem o funcionamento e o controle detodos os recursos funcionais de um computador onde exista um conjunto de elementos e rotinas sendo executados pelo processador. Cria uma interface entre o computador e o mundo exterior sincronizando todos os componentes de hardware presentes no computador. Os sistemas operacionais possuem ferramentas de sistemas que monitoram o desempenho dos dispositivos presentes no computador e bibliotecas dearquivos para execução de tarefas especificas.

Sabe-se que sistemas operacionais são escritos por programadores humanos, portanto são passiveis de erros que prejudicam a boa execução do sistema. Alguns fabricantes possuem melhor controle de qualidade enviando arquivos de atualização para corrigir alguns dos seguintes problemas:

• Travamentos e congelamentos de tela que somente sãoresolvidos após o reinicio do sistema;
• Falhas de segurança que permitem por meio de portas abertas a infecção com arquivos indesejáveis;
• Incompatibilidade de hardware faz com que alguns dispositivos não funcionem em sincronia com o sistema operacional.
Unix, Linux, Macintosh e Windows são alguns dos sistemas operacionais mais utilizados em desktops e notebooks no mundo.4

1.1 – Sistemas Operacionais



É um software que controla todos os recursos do computador, ele é um conjunto de rotinas executado pelo processador.
Sua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus recursos, como processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, de arquivos e deproteção.
O sistema operacional Funciona como um intermediário entre o usuário e o hardware, tornando o uso do computador mais conveniente, simples, rápido e seguro.


1.2 – Funções Básicas Dos Sistemas Operacionais


Gerência do processador: Tem a responsabilidade pela distribuição de todas as tarefas e atividades de processamentos executados. Quando requisitado distribui de acordo coma necessidade da aplicação, respeitando as prioridades do usuário, onde cada aplicação tem demandas distintas de consumo nos processos executados.

Gerência de memória: Tem como objetivo principal disponibilizar a cada aplicação em execução uma parte da memória, independente e isolada das demais aplicações. Quando a memória virtual esta em seu consumo total passa a utilizar o disco rígido, paragarantir o funcionamento das aplicações em aberta.

Gerência de dispositivos: Tem a função de gerenciar dispositivos de entrada/saída e controlar a interação com cada dispositivo por meio de drivers, onde permite grupar vários dispositivos distintos sob a mesma interface de acesso.

Gerência de arquivos: Tem para cada sistema operacional sua particularidade em definir sua interface de acesso...
tracking img