Eletrotecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHAVE MAGNÉTICA OU CONTATOR MAGNÉTICO
Contator é um dispositivo eletromagnético que liga e desliga o circuito do motor. Usado de preferência para comandos elétricos automáticos à distância. É constituído de uma bobina que quando alimenta cria um campo magnético no núcleo fixo que por sua vez atrai o núcleo móvel que fecha o circuito. Cessando alimentação da bobina, desaparece o campo magnético,provocando o retorno do núcleo através de molas, conforme figura abaixo.
Esquema interno de um contator.
O contator, que é de acionamento não manual por definição, pode ser do tipo “de potência“ e “auxiliar“, e normalmente tripolar, por ser usado em redes industriais que são sobretudo trifásicas.
O seu funcionamento se dá perante condições nominais e de sobrecarga previstas, sem porém tercapacidade de interrupção para desligar a corrente de curto-circuito.
O acionamento é feito por uma bobina eletromagnética pertencente o circuito de comando, bobina essa energizada e desenergizada normalmente através de uma botoeira liga-desliga, estando ainda em série com a bobina do contator um contato pertencente ao relé de proteção contra sobrecargas, do tipo NF ( Normalmente Fechado ).
Essecontato auxiliar, ao abrir, interrompe a alimentação da bobina eletromagnética, que faz o contator desligar.
Fusíveis colocados no circuito de comando fazem a proteção perante sobrecorrentes.
COMO FUNCIONA A CHAVE MAGNÉTICA:
A chave magnética compõe-se de:
* BOBINA
* FERRAGEM (PARTE FIXA E PARTE MÓVEL)
* CHAVES (PARTE FIXA E PARTE MÓVEL)
A BOBINA, ENERGIZADA, GERA UM CAMPO MAGNÉTICOCampo magnético gerado pela circulação de corrente na bobina.
O campo magnético é concentrado pela parte fixa do entreferro, na qual é fixada a bobina e a parte fixa das chaves.
Campo magnético circulando pelo entreferro.
O campo magnético produzido na bobina quando energizada, é concentrado pela parte fixa do entreferro, na qual é fixada a bobina e a parte fixa das chaves.
O campomagnético, concentrado, atrai a parte móvel do entreferro na qual se prende a parte móvel das chaves.
Quando se unem a parte móvel com a parte fixa há o acionamento das chaves.
Quando se unem a parte móvel com a parte fixa há também uma concentração ainda maior do campo magnético, aumentando a indutância e reduzindo a corrente elétrica caso a tensão aplicada seja alternada.
Este efeito provoca uma maiorvelocidade de acionamento das chaves magnéticas acionadas por tensão alternada se comparada a daquelas acionadas por tensão contínua.
A bobina dezenergizada os contatos ficam abertos.
A intensidade de corrente de acionamento da (bobina) chave magnética é muito menor que a corrente possível de ser comandada pelas suas chaves.
Por este fato com um dispositivo (chave/botoeira), uma pequenacorrente pode energizar a bobina, que ativará suas chaves, que podem comandar uma alta potência como de um motor.
Ex. figura abaixo:
A bobina energizada atrai os contatos.
A seguir vê-se o símbolo de uma chave magnética com a identificação típica das chaves: os terminais do eletroímã são identificados por letras, em geral a1 e a2 ou a e b, e os terminais das chaves são identificados com numeração.
Onúmero de chaves do contator é bem variado dependendo do tipo. De acordo com o fim a que se destinam, as chaves do contator recebem denominações específicas:
Chaves principais: São mais robustas e destinam-se a comandar altos valores de corrente típicos de motores e outras cargas. São sempre do tipo NA. Sua identificação se faz com números unitários de 1 as 6.
Chaves auxiliares: Bem menosrobustas, se prestam a comandar as baixas correntes de funcionamento dos eletroímãs (bobinas) de outras chaves magnéticas, lâmpadas de sinalização ou alarmes sonoros. As chaves auxiliares podem ser do tipo NA ou NF.
A identificação das auxiliares se faz com dezenas de final 3 e 4 para as NA e com 1 e 2 para as do tipo NF. Essas numerações podem aparecer identificando terminais de contatos mesmo...
tracking img