Mulheres provedoras do lar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[Digite o nome da empresa] |
[Digite o título do documento] |
[Digite o subtítulo do documento] |
|
Autor |
[Escolha a data] |

[Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento.] |

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem porpropósito destacar a relevância do papel da mulher na modernidade como provedoras do lar, bem como expandir o conhecimento sobre o assunto.
O modelo da família tradicional de classe média brasileira, que consagrava uma divisão clara de papéis, em que geralmente o homem se envolvia com o trabalho remunerado, enquanto a mulher dedicava-se aos afazeres da vida familiar, incluindo a administração dacasa e os cuidados com os filhos, passa a não ser mais tão comum em nossa realidade como no século XIX e início do século XX.
A mulher tem ocupado um espaço a cada dia mais notável dentro dos lares, igrejas e na sociedade e, de auxiliadoras, têm-se tornado as principais provedoras, seja por opção ou pelas circunstâncias da vida.
Se há 100 anos as mulheres não tinham direito a voto, a frequentarcolégios de nível superior, a falar nas igrejas e a exercer determinados cargos e profissões, hoje a história é bem diferente. Elas passam mais tempo estudando, ocupam os mesmos cargos que os homens, estão à frente de ministérios e até chefiam nações, embora ainda não tenham o devido reconhecimento profissional econômico.
Tendo como base o mundo de hoje é possível dizer que mudanças significativasocorreram, de comportamentos e de identidades, através da evolução dos tempos modernos as mulheres conquistaram seu espaço.
Muitos são os aspectos que permeiam a vida e a inserção da mulher no mercado de trabalho. Esses aspectos trazem consigo grandes influências e novos processos de adaptação para a vida e estrutura familiar.

2. DESENVOLVIMENTO

Atualmente, um número cada vez maisexpressivo de mulheres trabalha fora de casa e contribui com a renda da família. Além da maternidade, muitas mulheres preocupam-se com sua realização acadêmica e valorizam a construção de uma carreira profissional, vislumbrando nessa atividade uma condição necessária ao sucesso da sua vida. Há uma relativa divisão de tarefas domésticas e financeiras, sendo os homens mais envolvidos nas tarefas dodia-a-dia do lar e a mulher assumindo o sustento financeiro parcial ou total da família.
Nessa perspectiva a complexidade da dinâmica familiar traduz-se de forma inquestionável na maneira com que seus membros interagem. Com todo esse aparato de diversidade, o amor, o afeto, enfim, os sentimentos passam a ser também um desafio tendo em vista que aprender a respeitar e a entender as diferenças,aprender a educar os filhos, dentro de suas limitações e dificuldades é algo que exige um esforço cada vez maior por parte de todos os membros da família contemporânea.
No início do século XX, segundo Coelho (2006), nas décadas de 60 e 70, a mulher lutou por direitos iguais em relação aos dos homens. Assim, o casamento e a família deixaram de ser prioridades em sua vida, ocorrendo mais separações,mulheres solteiras e provedoras do lar.
Não é nada fácil a rotina das mulheres que precisam executar o papel de pai e mãe dentro de um lar. Sejam elas solteiras, divorciadas ou viúvas, todas convivem com o mesmo desafio de criar, educar e suprir as necessidades dos filhos sem a figura paterna ao lado. Se hoje guiar o filho com retidão já é um grande desafio para um casal, para as mulheres que lutamsozinhas torna-se uma tarefa ainda mais difícil.
Coelho (2006) coloca ainda, que só no início dos anos 90 é que a mulher conquistou uma redefinição de papéis e identidades masculina e feminina, e essas mudanças e conquistas ocorreram devido ao trabalho e a modernização do mundo. Mas a mulher ainda sofre de alguns preconceitos no que se refere a salários e funções abaixo de sua formação, assédio...
tracking img