Mulher

Páginas: 2 (370 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
Mulher-macho: o fim da sujeição
A cada ano cada vez mais, as mulheres vêm se sobressaindo, conquistaram sua independência financeira, profissional, política, sexual e ideológica. Pela primeiravez temos uma presidenta, no governo do nosso país, os índices do IBGE mostram que mais da metade da população brasileira são mulheres, apesar de tudo isso a mulher enfrenta uma série de dificuldades:a desigualdade salarial entre homens e mulheres, uma sociedade vinculada à costumes patriarcais e a violência.
Nossa sociedade ainda segue um modelo patriarcal, determinando comportamentospara homens e mulheres, não é fruto de concepções recentes, foram transmitidos ao longo dos séculos, pela educação em família, relações sociais, nas escolas e mais recentemente pela mídia. Todos nós jáescutamos frases como: ”Isso é coisa pra homem”; ”coisa de mulherzinha”; “Homem não chora”. Esse padrão, que vem se perpetuando a séculos, foi “determinado” pelas diferenças biológicas, que foramusadas para inferiorizar as mulheres.
Desde a antiguidade o campo profissional era domínio masculino, os homens eram responsáveis pelo abastecimento do lar e proteção da família, já as mulheres eramresponsáveis pelos filhos e a administração do lar. A entrada da mulher no mercado de trabalho foi um marco a emancipação feminina, porém junto veio a desigualdade salarial. Apesar de já ter sepassado muito tempo, essa desigualdade ainda é um obstáculo a ser vencido, é direito da mulher receber a mesma quantia que um homem recebe pelo mesmo tipo de trabalho.
A mulher ainda é tachadade sexo frágil, e carregará isso por muito tempo, porém as mulheres estão procurando mais autonomia, independência e busca profissional. O IBGE constatou que o grau de escolarização e ensino superiordas mulheres vem aumentando, o aumento de número de mulheres responsáveis pela “chefia” dos domicílios.
Portanto, em sua busca por liberdade as mulheres conquistaram o direito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mulheres
  • mulher
  • Mulheres
  • A mulher que é mulher
  • mulher
  • Mulher
  • Mulheres
  • Mulheres

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!