Int eco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Felipe Antunes

INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Economia é uma ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos (mão-de-obra, capital, terra, matérias-primas) na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre os grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas. Todas as sociedades, qualquer queseja seu tipo de organização econômica, são obrigadas a fazer escolhas entre alternativas, uma vez que os recursos não são abundantes. Escassez significa que a sociedade tem recursos limitados, e portanto, não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam ter. • O QUE e QUANTO produzir ? A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto ? • COMO produzir ?Questão de eficiência produtiva. Qual método de produção utilizar? Capital ou mão-deobra intensiva. • PARA QUEM produzir ? Como será a distribuição de renda gerada pela atividade econômica. Quais os setores beneficiados.
FELIPE ANTUNES INTRODUÇÃO A ECONOMIA 2

INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Funcionamento de uma Economia de Mercado – Sistema de concorrência pura – Os problemas econômicos fundamentais sãoresolvidos pelo mecanismo de preços, o equilíbrio é alcançado pela atuação das livres forças de mercado. Se houver excesso de oferta (ou escassez de demanda), formar-se-ão estoques nas empresas, que serão obrigadas a diminuir seus preços para escoar a produção, até que se atinja um preço no qual os estoques estejam satisfatórios. Existirá concorrência entre empresas para vender os bens aosescassos consumidores; Se houver excesso de demanda (ou escassez de oferta), formar-se-ão filas, com concorrência entre consumidores pelos escassos bens disponíveis. O preço tende a aumentar, até que se atinja um nível de equilíbrio em que as filas não mais existirão.

FELIPE ANTUNES

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

3

INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Fluxo circular: A economia é simplificada para incluir apenasdois tipos de tomadores de decisões: famílias e empresas. As empresas produzem bens e serviços usando insumos, como trabalho, terra e capital, os quais são chamados fatores de produção. As famílias são proprietárias dos fatores de produção e consomem todos os bens e serviços que as empresas produzem. As famílias e as empresas interagem em dois tipos de mercado. Nos mercados de bens e serviços, asfamílias são compradoras e as empresas, vendedoras (as famílias compram os bens e serviços que as empresas produzem). Nos mercados de fatores de produção, as famílias são vendedoras e as empresas, compradoras (as famílias fornecem os insumos que as empresas usam para produzir bens e serviços). As famílias vendem o uso do seu trabalho, terra e capital para as empresas nos mercados de fatores deprodução. As empresas então utilizam esses fatores para produzir bens e serviços, os quais, por sua vez, são vendidos para as famílias no mercado de bens e serviços. As famílias gastam dinheiro para comprar bens e serviços das empresas. As empresas usam parte da receita dessas vendas para pagar pelos fatores de produção, como o salário de seus trabalhadores. O que sobra é o lucro dos proprietários das empresas.
FELIPE ANTUNES INTRODUÇÃO A ECONOMIA 4

INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Mercado de bens e serviços Demanda Oferta

Famílias Oferta Mercado de fatores de produção

Empresas Demanda

FELIPE ANTUNES

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

5

INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Críticas: Grande simplificação da realidade; Os preços podem variar não devido ao mercado mas, em função de: • força de sindicatos (através dos salários que remuneram os serviços de mão-deobra); • poder de monopólios e oligopólios na formação de preços no mercado; • intervenção do governo (impostos, subsídios, tarifas, política salarial, fixação de preços mínimos, política cambial); • o mercado sozinho não promove perfeita alocação de recursos. A produção ou consumo de um determinados bens ou serviços pode produzir efeitos...
tracking img