Muflas terminais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Muflas terminais Primárias e Terminações
Introdução
Mufla terminal primária ou terminação é um dispositivo destinado a restabelecer as condições de isolação da extremidade de um condutor isolado quando este é conectado a um condutor nu ou a um terminal para ligção de equipamento.
Há uma grande variedade de muflas ou terminações . Porem as mais antigas são as muflas constituídas de um corpo deporcelana vitrificada com enchimento de composto elastométrico e fornecidas com kit que contém todos os materiais necessários á sua execução.
Este tipo de mufla pode ser singelo ou tifásico. O primeiro destina-se ás terminações dos cabos unipolares (muflas terminais singelas) enquanto o segundo tipo é utilizado em cabos tripolares (muflas terminais trifásicas). Podem ser utilizadas tanto ao tempoquanto em instalações abrigadas. A Fig. 3.1. mostra a parte experna de umamufla singela, enquanto a Fig. 3.2. mostra os componentes internos e externos da mesma mufla.
Atualmente , as terminações constituídas de material contrátil a quente ou a frio têm sido utilizadas com muito sucesso em substituição ás tradicionais, porem eficientes, muflas de corpo de porcelana. A simplicidade da emenda e afacilidade de sua execução, alem da compatibilidade de preço, fazem das terminações contráteis um produto altamente competitivo. Atualmente as terminações ganharam o mercado substituindo praticamente o uso das muflas convencionais. A Fig. 3.3 mostra a vista externa de uma terminação termocontrátil de fabricação da raychem. Já a Fig. 3.4. revela os diversos componentes utilizados na confecção deuma terminação termo contrátil que também pode ser empregada em cabos tripolares, conforme é indicado na Fig. 3.5. São particularmente utilizadas na conexão direta entre condutores e equipamentos, tais como dijuntores, transformadores, chaves, etc. Para ilustrar essa aplicação pode-se observar a Fig. 3.6.

DIELÈTRICO
Dielétrico é um meio isolante q se intercala entre duas superfícies condutorassubmetidas a uma diferença de potencial. O ar, o plástico, a madeira, a mica, o papel e vários outros materiais são exemplos de dielétricos.
CAMPO ELÈTRICO
Qando duas superfícies condutoras então isoladas por um meio dielétrico e submetidas a uma diferença de potencial, gera-se um campo eletroestatico entre elas que pode ser percebido na prática, se sobre este dielétrico se depositar , porexemplo, uma certa quantidade de pó de mica cujas partículas ficam orientadas segundo uam série de linhas de força ou linhas de fluxo elétrico. Logo a direção do campo elétrico fica definida pela direção da força e o seu sentido em que a força atua sobre as partículas consideradas.
A intensidade de campo elétrico gerando entre as duas superfícies condutoras e separadas pelo meio dielétrico é dada pelarelação entre a diferença de potencial estabelecida e a espessura do referido dielétrico, ou seja:
E = ∆VD(kV/mm)
∆V- diferença de potencial estabelecida entre as duas superfícies, em kV;
D- espessura do dielétrico, em mm.
A intensidade do campo elétrico é mais conhecida como gradiente de tensão ou sinplesmente gradiente de potencial.
CAMPO ELÈTRICO NOS CABOS DE MÈDIA E ALTA TENSÕES
Um cabode média e alta tensões, como está visto mais detalhadamente no Cap. 4, é composto entre outros elementos de um campo elétrico em que em circuitos é radial e uniforme , como pode ser visto na Fig. 3.7.
O condutor e a blindagem constituem superfícies condutoras enquanto a isolação é o dielétrico do campo elétrico gerado.
Considerando que o cabo seja dotado de uma camada semicondutora entre oisolamento e o material condutor são estabelecidas linhas equipotenciais, isto é, que tenham o mesmo potencial no meio dielétrico, cuja a densidade é maio nas proximidades do condutor e menor na superfície do isolamento. Da mesma forma as linhas de força que são radiadas, também apresentam maior densidade nos pontos contíguos ao condutor, de onde se conclui que as maiores solicitações de um...
tracking img