Monteiro lobato: a forma de se educar por meio da literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA ANGÉLICA DE CARVALHO




















MONTEIRO LOBATO: A FORMA DE SE EDUCAR POR MEIO DA LITERATURA.











BATATAIS
2007

MARIA ANGÉLICA DE CARVALHO















MONTEIRO LOBATO: A FORMA DE SE EDUCAR POR MEIO DA LITERATURA.Monografia apresentada ao Centro Universitário Claretiano para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas.
Orientador (a): Adriana Sertóri Sandrin.BATATAIS
2007


Maria Angélica de Carvalho





Monografia apresentada ao Centro Universitário Claretiano para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Línguas. Orientador(a): Prof. Adriana Sertóri Sandrin.







MONTEIRO LOBATO: A FORMA DE SE EDUCAR POR MEIO DA LITERATURA.Orientador(a): Adriana Sertóri Sandrin.


Examinador(a):


Examinador(a):






Batatais, 24 de Novembro de 2007.






































Dedico este trabalho aos meus pais, Lázaro e Maria de Lourdes, por terem me apoiado e incentivado, para que eu pudesserealizar esse sonho. Agradeço também a Deus, por me conceder a graça de mais uma realização em minha vida. Pois sem a força de Deus, a paciência e a compreensão dos meus pais, com certeza eu não venceria mais essa etapa da minha vida.






































Meus sinceros agradecimentos a minha orientadora, Profª. Adriana Sertóri Sandrin, que meassistiu pacientemente. Orientando-me da melhor maneira possível, e assim contribuindo para o meu crescimento pessoal e intelectual. O seu incentivo, e a sua dedicação foi de grande importância para que eu pudesse desenvolver este trabalho.
RESUMO


Buscamos neste trabalho, ressaltar a importância de Monteiro Lobato para a literatura infantil. Para isso foram realizadaspesquisas bibliográficas e em sites, onde colhemos informações sobre a vida e a obra deste magnífico escritor.
Este que durante sua vida exerceu várias funções. Como fazendeiro, jornalista, editor, promoveu pesquisas sobre o folclore brasileiro, foi escritor, lutou pela nacionalização do petróleo brasileiro e relatou para o país por meio de seu livro Urupês, a realidade do homem da zonarural. Dono de uma personalidade muito forte, e também muito critico, Lobato foi excluído muito cedo pelos modernistas. Em sua obra Sítio do Picapau-Amarelo, o escritor apresenta o Brasil de seus sonhos, um país sem repressão, democrático, onde ricos e pobres tem as mesmas condições de vida. Onde a fantasia associa-se a realidade com um único intuito, transmitir conhecimentos.
Nãopodemos negar a sua contribuição para a literatura brasileira, pois Monteiro Lobato é considerado o criador da literatura infantil. Um escritor que soube trabalhar com a imaginação das nossas crianças, realizando magníficas adaptações. As obras de Lobato na área da literatura infantil é composta por obras originais, adaptações e traduções. Foi um escritor que buscou um caminho em que pudesse criar eeducar, transmitindo conhecimento por meio da literatura.







Palavra chave: Monteiro Lobato, Literatura Infantil, fantasia, realidade, educar.


SUMÁRIO






RESUMO .......................................................................................6
INTRODUÇÃO ..............................................................................7 1. MONTEIRO...
tracking img