Cenoura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cenoura |

* Nome Popular: : Cenoura, cenoira ou cenoura-selvagem
* Nome Científico: Daucus carota
* Sinonímia: Carota sativa, Caucalis carota, Caucalis daucus, Daucus carota carota
* Família: Apiaceae - Umbelíferas
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Europa e Ásia
* Ciclo de Vida: Anual

D
ificilmente o prato favorito de Pernalonga precisa de uma descrição, jáque as cenouras são bem conhecidas e amadas por crianças e jovens de todo o mundo. Os benefícios das cenouras são lendários. Com certeza sua mãe também lhe disse que comer cenouras faz os olhos ficarem bonitos e melhora a visão e acuidade visual.
A cenoura é a principal hortaliça em que a parte comestível é a raiz. Ela é originária da Europa e da Ásia, onde é cultivada há mais de dois mil anos,como um alimento importante. Sua raiz é do tipo tuberosa, sem ramificações, podendo ser longa, média ou curta, de formato cilíndrico ou cônico e coloração geralmente alaranjada, mas que pode ser branca, amarela, vermelha e roxa. O caule é pouco perceptível e situa-se no ponto de inserção das folhas, as quais são pubescentes e bastante recortadas, podendo exibir um comprimento de 30 a 50 cm. Ainflorescência típica é do tipo umbela, podendo ser terminal ou primária, composta de flores brancas. As principais cultivares são a Nantes, Kuroda, Flaker, Chantenay, Danvers, Brasília, Kuronan, Tropical, Prima, Nova Carandaí, Harumaki Kinko Gossum e Alvorada.
É uma planta de consumo recomendado por médicos e especialistas, devido ao seu alto valor nutricional, sendo rica em betacaroteno, alémde fibras, minerais e antioxidantes. O betacaroteno é um dos responsáveis por sua cor alaranjada e é um importante precursor de vitamina A no organismo. As cenouras podem ser consumidas in natura, raladas ou fatiadas em saladas frescas. Podem ser processadas para a produção de sucos, tortas ou misturadas com iogurte. Também são apreciadas cozidas, ensopadas, em suflês e outros pratos salgados.Ela é utilizada em indústrias de alimentos, que a produzem cruas na forma de mini-cenouras, cubos, ralada, em rodelas ou processada em seletas de legumes, alimentos infantis, rações animais e sopas. As mais diversas espécies animais, domésticas e silvestres, também apreciam a cenoura, como alimento refrescante e saboroso, entre estes podemos citar os cavalos, suínos, ruminantes, aves e até mesmoos cães.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em canteiros elevados por pelo menos 25 cm, com solo fértil, calado e fofo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A cenoura é uma espécie de clima ameno cultivada nos meses quentes em países de clima temperado e no inverno em países de clima sub-tropical.

-------------------------------------------------
Valor Nutricional

Acenoura é muito rica em betacaroteno (poderoso antioxidante e anticancerígeno), fonte de fibras, minerais (fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).
O betacaroteno é responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal. Ele é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro do organismo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorandoa visão. O betacaroteno também é responsável por manter o bom estado da pele e das mucosas. Cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.
A cenoura é um vegetal que contribui para aumentar a imunidade do nosso organismo porque combate as infecções. Além disso, ela diminui o risco de derrames em mulheres. A fibra solúvel da cenoura diminui o colesterolno sangue e promove o equilíbrio do corpo.
Recomenda-se como ingestão diária de meio a um copo de cenouras frescas. Mastigar bem ou fazer sucos.

-------------------------------------------------
Nutriente | -------------------------------------------------
Valor | -------------------------------------------------
VDR |
-------------------------------------------------
Energia |...
tracking img